Geral

Alunos recebem orientação sobre o consumo de água no período de racionamento em Itapemirim

Nas escolas do município, cartazes e faixas foram colocadas para indicar que os bebedouros não devem ser usados por crianças e adolescentes nos próximos dias

Os alunos são orientados a levar para a escola garrafas de água para uso individual Foto: ​Reprodução

Os alunos das escola da rede de ensino municipal de Itapemirim estão sendo orientações sobre a importância da água, o uso consciente e como se deve evitar o desperdício, durante o período de racionamento, devido à crise hídrica e em função do alto teor de cloreto de sódio na água o que impede o consumo. Cada aluno é orientado a levar para a escola garrafas de água para uso individual. 

Nas escolas do município, cartazes e faixas zebradas foram colocadas para indicar que os bebedouros não devem ser usados por crianças e adolescentes até que a água esteja própria. A medida também foi adotada pelo projeto ‘Viva Esportes’ e na sede da Corporação Musical ‘Douglas Ramos Dias’ (Comudi), onde acontecem as aulas teóricas e práticas de música.

No último domingo (18), a Justiça do município determinou, após uma ação ajuizada pela Prefeitura de Itapemirim, que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itapemirim (SAAE) normalizasse o abastecimento de água no município até que se normalize o nível de salinização permitido pela legislação vigente. 

O abastecimento de água está sendo realizado desde a última segunda-feira (19), com o teor de cloreto (sal) acima do recomendado. A água não serve para o consumo humano, porém pode ser usada para serviços de limpeza doméstica.

A população não deve ingerir a água nestas condições e precisa ter cuidado com o uso de chuveiros elétricos, pois poderá causar choques e até queimá-lo.

Em nota, a Prefeitura esclarece que o SAAE está trabalhando com o intuito de resolver o problema da interferência do cloreto na água de forma definitiva o mais rápido possível. Assim que a água estiver dentro do padrão de potabilidade, toda a população será informada.

Pontos moeda