Geral

Campanha para atualizar vacinação de crianças e adolescentes começa na segunda-feira

Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da ação é combater a ocorrência de doenças imunopreveníveis no país e reduzir os índices de abandono à vacinação

A campanha nacional multivacinação começa na próxima segunda-feira (19) e o dia ‘D’ será em 24 de setembro Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Na próxima segunda-feira (19), terá início a campanha nacional de multivacinação para a atualização da caderneta de vacinação. O objetivo é mobilizar os pais ou responsáveis a atualizar o cartão de vacinas de seus filhos. O público-alvo são menores de cinco anos de idade, crianças de nove anos e adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Com a ação, será possível colocar em dia a imunização contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, tétano e difteria. Meninas também poderão receber doses contra o HPV, que pode causar câncer de colo de útero.

Em Cachoeiro de Itapemirim, as vacinas estarão disponíveis nas unidades de saúde que possuem sala de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, até o dia 30 deste mês. É preciso apresentar a caderneta de vacinação e cartão do SUS em mãos.

Quem não puder comparecer durante a semana, vai contar com um esquema de plantão especial no “Dia D”, que está marcado para sábado, dia 24 de setembro, das 8h às 17h, em 26 pontos de vacinação na cidade e na zona rural.

No município de Alfredo Chaves, as imunizações serão realizadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF), localizada no bairro Parque Residencial Alfredo Chaves e na Unidade de Saúde da sede. O ‘Dia D’ acontece também no dia 24 de setembro, das 8h às 16h, somente na Unidade de Saúde.

De acordo com o Setor Municipal de Imunização, a campanha será voltada as crianças menores de cinco anos e com 9 anos completos. Adolescentes com idade entre 10 e 15 anos também serão vacinados. “A multivacinação é uma estratégia que tem como finalidade atualizar a situação vacinal deste público”, completa a coordenadora de Imunização, kalinta da Rocha Botecchia.

Pontos moeda