Geral

Em meio à crise hídrica, programa incentiva reflorestamento de Itapemirim

Os produtores do município estão recebendo mudas de plantas nativas para o plantio em áreas próximas aos rios e córregos. A iniciativa faz parte do projeto ‘Mata Ciliar’

Os produtores de Itapemirim, que fazem parte do projeto ‘Mata Ciliar’ estão recebendo as mudas de plantas nativas Foto: ​Divulgação

Em tempos de estiagem e crise hídrica, a solução são medidas que amenizem a situação no futuro. Desde 2013, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em Itapemirim, o projeto ‘Mata Ciliar’, que tem como objetivo reflorestar áreas próximas aos rios Itapemirim, rio Muqui, rio Novo, além de córregos e de riachos, que cortam a cidade.

Em comemoração do Dia da Árvore, o projeto entregou 550 mudas de plantas nativas aos agricultores cadastrados do município. O plantio das mudas em áreas próximas aos rios e córregos traz diversos benefícios ao meio ambiente desde a preservação da mata, passando pelo reflorestamento de extensões de terra até a prevenção da erosão do solo. 

A iniciativa desenvolvida no município tem sido citada como referência em diversos congressos e eventos nacionais, que tratam sobre o meio ambiente, de acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Tiago Leal.

Ele orienta sobre como participar do projeto 'Mata Ciliar'. “Os agricultores interessados podem comparecer a Secretaria e apresentar um documento pessoal, um documento da propriedade e preencher o cadastro. Em seguida, um técnico em meio ambiente, um biólogo ou engenheiro ambiental visitam a área para fazer uma avaliação, o material necessário e o tipo muda mais adequada para o local”, ressalta. 

Ainda, segundo Leal, o último passo é a entrega das mudas, morão, grampo, arame e adubo, quando necessário. “O produtor rural fica responsável apenas pela mão de obra. A Secretaria faz um acompanhamento e avaliação do desenvolvimento das mudas doadas”, completa. 

Pontos moeda