Geral

Irrigação está proibida em quatro municípios da região serrana por causa da seca

As quatro cidades foram incluídas na lista das regiões que estão em situação extremamente crítica por causa da falta d'água e, devido a isso, a irrigação foi proibida

Seca fez com que a irrigação fosse proibida em quatro municípios da região serrana do Estado Foto: Divulgação/Governo

A seca que atinge o Espírito Santo levou a Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) a proibir a irrigação em quatro municípios da região serrana do Estado. A medida vale para as cidades de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina.

Os quatro municípios ficam às margens dos rios Jucu e Santa Maria da Vitória, que estão com vazões muito abaixo do limite crítico. Por causa dessa baixa vazão e da grande demanda, a Cesan anunciou nesta segunda-feira (19) que haverá racionamento de água na Grande Vitória.

As quatro cidades da região serrana foram incluídas na lista das regiões que estão em situação extremamente crítica por causa da falta d'água e, devido a isso, a irrigação foi proibida. O uso da água passa a ser prioritário para o consumo humano e dessedentação animal, ou seja, para matar a sede dos animais.

A resolução 42/2016 da AGERH que proíbe a irrigação foi publicada no diário oficial no último dia 9 e o documento cancela os acordos de cooperação comunitários vigentes.

Pontos moeda