Geral

Mais de 20 municípios estão em situação de emergência por causa da seca

Com esse reconhecimento da Defesa Civil, os municípios poderão ter acesso a diversas ações de apoio do Ministério da Integração Nacional e de outros órgãos federais

Barra de São Francisco foi reconhecida em situação de emergência Foto: Reprodução

O município de Barra de São Francisco está em situação de emergência por conta da seca e da estiarem. O reconhecimento do Ministério da Integração Nacional foi publicado nesta sexta-feira (23) no Diário Oficial da União. Além do município capixaba, mais 22 regiões do Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso e Sergipe se encontram na mesma situação. 

De acordo com a Defesa Civil, o reconhecimento federal permite o acesso as ações de apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Uma delas é a implementação de programas de fornecimento de água tratada, como a Operação Carro-Pipa Federal.

Ainda segundo a Defesa Civil, também é possível obter benefícios como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil; a aquisição de cestas básicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; a retomada da atividade econômica das regiões afetadas com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros.

Confira todos os municípios que tiveram a situação de emergência reconhecida:

Maranhão: Balsas, Chapadinha, Formosa da Serra Negra, Paraibano, Pastos Bons, São João dos Patos, Sítio Novo e Tufilândia

Bahia: Ibitiara, Irecê, Riacho de Santana e Rio do Antônio

Minas Gerais: Francisco Badaró, Itaobim e Jenipapo de Minas

Mato Grosso: Água Boa, Cláudia e Querência

Sergipe: Frei Paulo, Itabi, Macambira e Nossa Senhora Aparecida

Espírito Santo: Barra de São Francisco

Pontos moeda