Geral

Manifestação de motoristas deixa usuários sem ônibus em Cachoeiro

Eles protestaram contra o atraso salário e os veículos, que saem da garagem geralmente às 4h40, só saíram às 7h30, após a empresa garantir que fará o pagamento até a próxima quinta (15)

Os motoristas da empresa de transporte de Cachoeiro não saíram da garagem na manhã desta segunda-feira (12) Foto: ​Reprodução

Os motoristas da empresa Flecha Branca, responsável pela concessão no transporte coletivo em Cachoeiro, fizeram uma manifestação na manhã desta segunda-feira (12), em protesto ao atraso salarial. Quem depende do serviço não conseguiu chegar ao trabalho. Os veículos foram impedidos de sair da garagem por um grupo de manifestantes.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Motoristas do Sul do Estado, Elias Brito Espoladore, os trabalhadores se organizaram antes de deixarem a garagem. “O salário deveria ter sido quitado no último dia 8, e até agora nada. Por volta das 6h30, representantes da diretoria foram até a garagem, pediam compreensão e disseram o pagamento será feito na próxima quinta-feira (15).

Brito ressaltou que há meses o Sindicato vem conversando com a empresa, que alega ter perdido muitos usuários nos últimos meses. “Eles dizem que a dificuldade na arrecadação tem atrapalhado a empresa a cumprir com suas obrigações, e prova disso, foi a redução de algumas linhas em vários bairros da cidade”, explica.

Até quinta-feira, prazo estipulado pela empresa, os trabalhadores não realizarão manifestações. “Vamos aguardar o pagamento, e enquanto isso, os motoristas vão trabalhar normalmente”, completa Elias.

Queda de usuários

Segundo o gerente de tráfego da Flecha Branca, Renato Borges, a empresa condena a ação dos trabalhadores. “Em março deste ano começamos a sentir a crise que atinge o Brasil, e conversamos com os nossos colaboradores. Passamos a situação do quadro financeiro e operacional e pedimos ajuda de todos naquele momento, por isso, condenamos essa atitude”, ressalta.

Os primeiros ônibus deveriam ter saído às 4h40, mas só deixaram a garagem por volta das 7h30. “A empresa foi diretamente afetada pelo atual momento que vive a economia do país. Tivemos uma queda brusca no número de usuários e um aumento nos insumos, ocasionando um desiquilíbrio nas contas da empresa. Se comparado com o mesmo período de 2015, tivemos uma queda de 150 mil usuários por mês nos últimos quatro meses”, conta Borges.

Para ajustar as contas, a empresa se reuniu com a Agersa – agência reguladora de Cachoeiro, para reduzir algumas linhas de ônibus em alguns bairros. “Isso também custou alguns postos de trabalho, mas era necessário. Algumas linhas, que circulavam tarde e com poucos passageiros, foram retiradas da rota. Estamos tentando superar essa momento. Quando ao nossos colabores, queremos pagar o mais rápido possível e acreditamos que até quinta-feira (15), faremos o pagamento”, completa.

Usuários reclamam

Assim como a empresa não foi comunicada da manifestação, os usuários também não sabiam da paralisação e ficaram esperando os ônibus nos pontos para ir para o trabalho. Nas redes sociais, muitos usuários apoiaram a paralisação dos motoristas na manhã desta segunda.

“Gente, eu sei que essa greve da Flecha Branca prejudica muitas pessoas, mas se coloquem no lugar de todos funcionários. A empresa quer que todos trabalhem sem receber”, disse uma internauta.

“Concordo. Eles estão certos sim, mesmo prejudicando muita gente. Eles estão no direito deles, ninguém aceita trabalhar de graça não”, disse outro.

Pontos moeda