Geral

MEC seleciona faculdade de Cachoeiro de Itapemirim para oferecer curso de medicina

O primeiro curso de Medicina do sul do Estado abrirá 100 vagas já no próximo ano. Os selecionados em todo o Brasil foram divulgados nesta terça-feira (27) pelo TCU

Casteglione acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), para a continuidade do processo suspenso pelo TCU Foto: ​Divulgação

O Ministério da Educação divulgou nesta terça-feira (27) uma portaria com os municípios e instituições de educação superior selecionados para implantar cursos de medicina nas cidades que ainda não contam com oferta nessa área. Ao todo, serão abertas até 2.460 vagas para a formação de médicos.

Em Cachoeiro de Itapemirim, a Faculdade Multivix, sob a razão social Empresa Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão S.A (Embrae), é a instituição selecionada. Depois de quase um ano suspenso pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o processo de abertura da graduação, por meio do programa Mais Médicos, foi retomado pelo governo federal.

As mantenedoras que tiveram as propostas selecionadas devem se apresentar à Seres, até 11 de outubro, para a entrega da garantia de execução e assinatura de termo de compromisso. Também está previsto o monitoramento da implantação dos projetos apresentados. De acordo com cada proposta selecionada, esse processo pode ser realizado entre três e 18 meses.

“É um momento histórico, uma grande conquista para o município, que passará a formar profissionais para atender a demanda local e regional da saúde pública, principalmente”, comemora o prefeito Carlos Casteglione (PT). O prefeito foi quem acionou a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), em outubro de 2015, para que a entidade intercedesse pela continuidade do processo suspenso pelo TCU.

Em Cachoeiro, serão abertas 100 vagas, a partir de 2017. “É muito gratificante ver que valeu a pena todo o nosso esforço, iniciado ainda em 2013, para que o município pudesse ter sido escolhido para receber o curso”, completa.

Por meio de nota, a Multivix afirma que está entre as maiores faculdades de medicina do país, com uma metodologia pautada na formação de alta performance e que assegura ao aluno desempenho de excelência no exercício da sua profissão.

“Para a Faculdade, a autorização para o funcionamento do curso de Medicina em Cachoeiro pelo MEC representa um importante marco na sua história e também no desenvolvimento social da região. Também é mais um passo no seu processo de expansão do ensino de qualidade para todos os capixabas e um estímulo para a instituição investir ainda mais na qualificação do seu curso de Medicina”, diz a nota.

Agora, a instituição vai aguardar a visita da comissão do MEC para dar andamento à estruturação do primeiro processo seletivo de Medicina no município.

Pontos moeda