Geral

Portuários entram em greve e serviços são paralisados no terminal em VV

Essa é a segunda paralisação da categoria em menos de um mês. No dia 23 de agosto, os trabalhadores pararam o terminal por 24 horas em protesto por reajuste salarial

Os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 26 de julho Foto: Divulgação

Os portuários que atuam no Terminal Portuário de Vila Velha (Login-TVV) cruzaram os braços mais uma vez. A paralisação teve início na manhã desta quinta-feira (15), por volta das 7 horas. A categoria promete parar por 48 horas, com isso, os serviços só devem retornar no próximo sábado (17). 

Essa é a segunda paralisação da categoria em menos de um mês. No dia 23 de agosto, os trabalhadores pararam o terminal por 24 horas em protesto por reajuste salarial. As atividades de operação, envolvendo carga e descarga de contêineres e conferência de mercadorias, além do setor administrativo, não estão funcionando. 

De acordo com o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), os trabalhadores estão em estado de greve desde o dia 26 de julho. Segundo eles, a decisão de parar as atividades outra vez foi tomada em assembleia da categoria na última terça-feira (13), por conta da “falta de uma proposta decente da empresa em relação à reposição salarial, além do objetivo em retirar direitos conquistados”.

O Suport-ES informou que reivindica reposição salarial de 9,98% (março), segundo o INPC-Dieese, e a empresa ofereceu 6%, retroativo a março. Ainda segundo o sindicato, depois da primeira greve, a empresa se prontificou a fazer nova proposta, mas ainda abaixo do que a categoria espera.

O sindicato disse que os trabalhadores também estão insatisfeitos com a alteração da escala de trabalho, feita de forma unilateral para os que trabalhavam em turno de revezamento. Segundo eles, a escala de turno fixo trouxe até 40% de redução na remuneração dos trabalhadores, que ainda não podem flexibilizar os horários, interferindo na vida social e familiar do empregado. Eles disseram que alguns só pegam escala à noite, limitando o convívio familiar.

O Suport-ES destacou que a greve foi a última saída no sentido de fazer valer os direitos dos trabalhadores, e o sindicato está aberto à negociação.

Por meio de nota, a empresa Log-In, responsável pelo terminal, informou que não irá se pronunciar neste momento.

Pontos moeda