Geral

Sargento da PM faz parto de criança dentro de ambulância em Colatina

Os militares foram surpreendidos pelo pedido de socorro feito pelo motorista da ambulância do município de Pancas que parou o veículo no posto policial

Os militares aqueceram a pequena Ingrid após o parto que aconteceu no meio de rodovia Foto: Divulgação

Há um pouco mais de um ano o Sargento Dilomar de Araújo Castiglioni, que está lotado no posto 12 do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), não pôde acompanhar o nascimento da sua filha, a pequena Eduarda, mas nesta quinta-feira (29), viveu uma emoção inesquecível: ele realizou o parto da jovem Luzinete Veloso da Cruz, de 22 anos. 

De acordo com o sargento, que é militar há 20 anos, além dele, estavam no posto o Cabo Bosi e Cabo Matias. Seria mais uma noite de trabalho no posto que fica no quilômetro 150,1 da ES-080 em Colatina, quando uma ambulância do município de Pancas parou no local por volta das 19h40 desta quinta-feira (29).

“O motorista da ambulância parou e desceu desesperado pedindo socorro. Ele abriu as portas traseiras da ambulância e estava claro que ele não sabia o que fazer, então identifiquei imediatamente a situação”, relembrou.

Diante da inusitada ocorrência, o sargento pediu para que o cabo Bosi entrasse em contato com os Bombeiros, cuja unidade fica a uns 15 quilômetros do posto de trânsito. Enquanto o militar solicitava apoio, o parto acontecia dentro da ambulância.

“Como a bolsa da jovem já havia estourado, o bebê já estava com parte do ombro para fora da mãe. Ajudamos a mãe na continuidade do parto e, ao colocarmos a bebê no colo de Luzinete percebemos que a respiração da menina estava ofegante porque o cordão umbilical estava enrolado em seu pescoço, tiramos imediatamente”.

Após ter cortado o cordão umbilical e retirado do pescoço da bebê, os militares imediatamente aqueceram a mãe e a criança enquanto aguardavam a chegada dos bombeiros. O sargento Dilomar informou que a mãe da criança disse que a menina se chamará Ingrid. Este foi o primeiro parto realizado pelo militar.

“Devo confessar que fiquei um pouco nervoso, mas controlei minhas emoções que ficam diferentes depois que a gente se torna pai. Não pude acompanhar o parto da minha filha e este foi o primeiro parto que realizo e garanto que eu não irei esquecer. Espero poder um dia visitar mãe e filha”, disse emocionado.

A equipe de reportagem do Folha Vitória entrevistou o sargento no seu dia de folga. E o que ele estava fazendo além de conversar com a reportagem? – Cuidando da pequena Duda! E pelo que foi possível ouvir do outro lado da linha, o paizão estava ajudando a pequena comer frutas.

Nos momentos de folga, o sargento é só carinhos e cuidados com a filha Foto: Arquivo Pessoal

“Quando não estou a serviço, cuido da Duda e hoje foi impossível olhar para a minha filha e não me lembrar do que aconteceu na minha última noite de serviço. Me sinto grato a Deus por tudo”, disse. 

A jovem Luzinete Veloso da Cruz e a sua pequena Ingrid foram encaminhadas pelos bombeiros para o Hospital e Maternidade São José, em Colatina. As duas passam bem. 

Pontos moeda