Geral

Seca no ES: Moradores sofrem há quase um ano com falta de água na Serra

O comerciante Everealdo Pancini Moraes é dono de um açougue. Por causa da falta de água ele teve que se reorganizar para não fechar as portas

No bairro, moradores sofrem com a falta de água Foto: Divulgação

Os moradores do bairro Cidade Nova, zona rural do município da Serra, sofrem há um ano por causa da estiagem. O bairro está sem água e o córrego Chapada Grande, que abastecia a região, secou de vez. A pouca água que raramente chega às torneiras das casas não dá para todo mundo.

Moradores e comerciantes não sabem mais o que fazer. O comerciante Everealdo Pancini Moraes é dono de um açougue. Por causa da falta de água ele teve que se reorganizar para não fechar as portas. Atualmente a carne no local é vendida somente a peça inteira, pois os cortes deixaram de ser feitos para economizar água.

“Com a torneira seca, lavar uma faca virou uma tarefa complicada. A falta d’água acabou diminuindo o nosso movimento que era o diferencial que a gente tinha aqui no bairro. Isso dá um desânimo”, desabafou o comerciante.

A situação complica ainda mais para os moradores que têm filhos pequenos. A dona de casa Luciana dos Santos Cardoso, mãe de quatro filhos, afirma que toda semana tem que comprar um galão de 20 litros de água para cozinhar e ter o que beber em casa.

“A pouca água que chega já não dá conta faz tempo. Para se ter uma ideia, eu nem lavo o arroz porque, se lavar, vai gastar água. A situação que enfrentamos hoje é tomar banho de baldinho ou tomar banho de ‘hospital’ que é molhar o pano e passar no corpo”, disse.

O problema se estende também às escolas. Estudar no bairro Cidade Nova ficou quase impossível. A única escola do bairro teve que suspender as aulas desta sexta-feira (16) e liberar os alunos mais cedo. A dona de casa Marcilene Azevedo informou que não tinha água.

“Não tinha água para fazer merenda, não tinha para banheiro, para bebedouro, nada. O carro-pipa teve que abastecer diretamente na escola ontem”.

A Cesan informou que o bairro Cidade Nova conta com sistema de água desde dezembro de 2014, mas que, por causa da crise hídrica, o córrego Chapada Grande, que abastecia a região, praticamente secou. Por este motivo, o fornecimento de água no bairro é feito por meio de caminhões-pipa todos os dias.

Pontos moeda