Geral

Seul afirma que Coreia do Norte pode fazer novo teste nuclear a qualquer momento

Redação Folha Vitória

Seul - A Coreia do Norte é capaz de realizar outro teste nuclear a qualquer momento, afirmam autoridades da Coreia do Sul. Os Estados Unidos planejam enviar dois equipamentos supersônicos para a região, no intuito de demonstrar resistência contra Pyongyang.

As especulações acontecem dias após a Coreia do Norte ter realizado seu quinto teste nuclear. A explosão da última sexta-feira foi a mais poderosa até hoje, e a possibilidade de se ter utilizado ogivas padronizadas desperta a preocupação de que o país esteja desenvolvendo pequenos e sofisticados artefatos para serem utilizados em mísseis.

Após o teste, o instituto de armas nucleares da Coreia do Norte disse que tomará medidas para aumentar ainda mais sua capacidade nuclear - o que analistas entendem sugerir um possível novo teste nuclear.

O porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, Moon Sang Gyun, disse que seu país e os serviços de inteligência dos EUA acreditam que a Coreia do Norte tem a capacidade de detonar outro artefato nuclear a qualquer momento em um de seus túneis de seu principal campo de teste nuclear, onde as cinco explosões atômicas anteriores aconteceram. Ele, entretanto, não deu detalhes sobre suas conclusões.

A agência de notícias estatal Yonhap, citando fontes não identificadas do governo sul-coreano, informou haver indícios de que a Coreia do Norte terminou os preparativos de um túnel de testes que nunca foi utilizado. Fonte: Associated Press

Pontos moeda