Geral

Vídeo feito com drone mostra situação da Barragem Rio Bonito em Santa Maria de Jetibá

As imagens, feitas no ano passado e nesse ano, comparam a situação em que a represa e o Rio Santa Maria da Vitória se encontram. O rio está quase seco

 O Rio Santa Maria abastece parte da Grande Vitória e está quase seco Foto: Reprodução Jetibá Online

Um vídeo feito com o uso de drone compara a atual situação da Barragem de Rio Bonito, em Santa Maria de Jetibá, com o mesmo período do ano passado. O Rio Santa Maria abastece parte da Grande Vitória e está quase seco. As imagens foram feitas pelo portal Jetibá Online em parceria com a KG Filmes, na última terça-feira (20).

Existe um volume muito baixo de água apenas no início da represa, onde está a barragem. Quanto mais próximo ao centro da cidade, menor a quantidade de água no Rio Santa Maria da Vitória. Em diversos locais foi possível atravessar a pé e em alguns pontos a água nem corre mais.

Confira o vídeo:

Racionamento de água

A cada dia da semana uma região terá o fornecimento de água suspenso Foto: Divulgação

Por conta dessa situação, a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP) autorizou, na última terça-feira (20), o rodízio de abastecimento de água na Grande Vitória, proposto na segunda-feira (19) pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan). Com isso, o racionamento de água na região terá início já às 12 horas desta quinta-feira (22).

Pela proposta da Cesan, autorizada pela ARSP, bairros de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, além de Praia Grande, em Fundão, serão agrupados em sete regiões distintas. A cada dia da semana uma região terá o fornecimento de água suspenso por um prazo de 24 horas, sempre a partir das 12 horas. Segundo a Cesan, passadas as 24 horas de interrupção, o sistema poderá retornar ao normal em até 24 horas.

Veja a lista com os dias de racionamento em casa bairro!

Dicas para economizar 

Várias alternativas estão sendo usadas para economizar Foto: TV Vitória

Com a grave crise hídrica que atinge o Estado, algumas pessoas estão buscando alternativas para economizar e evitar o desperdício de água. Dicas básicas como não demorar no banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e evitar lavar carros com frequência são de grande eficácia e já fazem parte da rotina de muitos capixabas. 

Entre essas atitudes simples do dia a dia, uma outra também ajuda bastante: a reutilização de água. A prática pode assustar de início, por se tratar de uma água já usada que será utilizada novamente para algum outro fim. No entanto, com alguns cuidados básicos, criar sistemas para reutilizar água pode ser mais eficaz do que se imagina.

Confira todas as dicas e comece a economizar!

Pontos moeda