Geral

Alergia a água faz com que pessoas não possam tomar banho nem entrar no mar

Se uma pessoa alérgica a água ficar exposta à substância por apenas 15 minutos, aparecem vermelhidões e o corpo começa a coçar desesperadamente

Algumas pessoas têm alergia a água Foto: EBC

Você já se imaginou tendo que evitar o contato com a água? Parece difícil, não? Mas para portadores de uma alergia rara chamada urticária aquagênica, o mar, uma piscina e até mesmo o banho são realidades perturbadoras. 

De acordo com a médica do portal de notícias BBC Sarah Jarvis, há pessoas que sentem os sintomas de forma mais abrangente e intensa. Nelas, os efeitos da doença se manifestam até mesmo com as lágrimas e o suor 

A urticária aquagênica é uma doença extremamente rara: no mundo todo, existem apenas 35 casos divulgados. Márcia explica que, na maior parte dos casos, os efeitos da exposição à agua se resumem à coceira e vermelhidão — diferentemente de urticárias como a alergia ao frio e a frutos do mar, que podem causar falta de ar e pressão baixa. 

A doença não se dá pela liberação de histaminas. como ocorre com a maior parte das urticárias. Ela se manifesta devido à hipersensibilidade da pessoa a íons encontrados em água não-destilada.

De acordo com Márcia, não há cura e nem prevenção para a urticária aquagênica. Quem sofre do problema pode aliviar os sintomas por meio de antialérgicos.

Pontos moeda