Geral

Brexit: pedido deve ser enviado antes de março, diz primeira-ministra britânica

Redação Folha Vitória

Londres - A primeira-ministra britânica, Theresa May, prometeu neste domingo que o Reino Unido deve dar início ao processo de saída da União Europeia antes do fim de março de 2017. O anúncio colocou fim às especulações das últimas semanas sobre as datas do rompimento.

A primeira-ministra confirmou seus planos em entrevista à BBC no domingo, adiantando parte do seu discurso a ser proferido no congresso do Partido Conservador, que começa hoje, em Birmingham. "Eu vou dizer isso no meu discurso de hoje, que vamos enviar (o artigo que trata da saída) antes do final de março do ano que vem", ela disse.

A primeira-ministra disse também que eles pretendem manter algumas leis europeias. Elas seriam incorporadas ou retiradas após uma análise individual. "Isso significa que o Reino Unido será uma nação independente e soberana", disse. "Ela estará fazendo suas próprias leis".

Os britânicos votaram em um referendo em junho pela saída do bloco europeu. Após aprovado o pedido, que deve ser apresentado em março, há um prazo de dois anos estabelecido para debates sob as regras do processo. No entanto, o período pode ser prolongado se todos os países estiverem de acordo.

Pontos moeda