Geral

Crise hídrica agrava incêndio na área de turfa da Serra e fumaça é vista em toda a Grande Vitória

Especialistas afirmam que o lençol freático está muito baixo e somente muita chuva poderia amenizar a situação do incêndio na área de turfa. Mas não há previsão de chuva

Nível do lençol freático está baixo e facilita incêndio Foto: TV Vitória

Os rios que abastecem a Grande Vitória permanecem com a vazão abaixo da crítica e a situação, além de refletir diretamente no abastecimento, traz outra consequência que pode ser vista na área de turfa, no município de Serra. Com o incêndio no local, a fumaça pode ser vista em outros municípios da Grande Vitória

Para ambientalistas, a situação poderia melhorar com a chegada da chuva e, segundo o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Jucu, Elio de Castro, com a falta de chuva, o lençol freático é afetado. 

 “Como o lençol freático baixou demais, ela começa a queimar e só vai parar quando voltar os níveis que eles eram anteriormente a este evento”.

Se a turfa preocupa, o que dizer da queda no nível da água dos rios, que abastecem o Estado? No Rio Santa Maria, a vazão é de 2.339 litros por segundo, abaixo da crítica que seria 3.800 litros por segundo. No Rio Jucu, outro responsável pelo abastecimento na Grande Vitória, a vazão é de 3.937 litros por segundo, também bem menor que a crítica 5.292 litros. 

Para amenizar a situação, segundo ambientalistas, é preciso muita chuva o quanto antes. É que, de acordo com eles, tradicionalmente, no começo do ano, ocorre o período da estiagem. E para Elio de Castro, daí a necessidade de se unir racionamento com o repensar o uso da água. 

 “O que nós precisamos aprender a fazer é conviver com menor quantidade de água, nós temos que repensar que esta realidade será comum no nosso Estado, ou seja, se queremos crescer, temos que melhorar os nossos procedimentos. A gente fala muito em racionamento de água, eu uso um termo que é diferente que é o uso racional do recurso”.

Mas, a chuva ainda não dará o ar da graça. De acordo com o Instituto Climatempo, novas e intensas áreas de instabilidade ficarão concentradas nos próximos dias sobre o centro-sul do país. Com isso, o Espírito Santo, ficará sob domínio de ar quente e mais seco, o que inibe a formação de nuvens de chuva.

Ainda de acordo com o Climatempo, ao longo da semana, essa massa de ar seco deve predominar. Até quinta-feira (27), muito sol e calor intenso em todas as áreas capixabas. A situação deve mudar a partir de sexta-feira, quando uma frente fria volta a avançar sobre o Estado e causa o retorno das pancadas de chuva.

Pontos moeda