Geral

Estudantes ocupam escolas da Grande Vitória em protesto contra a PEC 241

Na página criada no Facebook sobre a ação, os alunos afirmam que irão permanecer na escola até barrar a Proposta de Emenda Constitucional que, segundo eles, corta gastos d Educação

Escola estadual de Vitória está ocupada por alunos desde a manhã desta  Foto: Reprodução Facebook

Nesta sexta-feira (21), grupos de estudantes ocuparam dois colégios em protesto contra a PEC 241. Desde a manhã, alunos das escolas estaduais Professor Agenor Roris, em Vila Velha, e Almirante Barroso, em Vitória, entraram nos prédios para protestar.

A PEC do teto de gastos tem o objetivo de limitar o crescimento das despesas do governo. A medida fixa um limite anual de despesas para Executivo, Legislativo e Judiciário, Ministério Público da União e da Defensoria Pública da União e visa reequilibrar as contas públicas nos próximos anos e impedir que a dívida do setor aumente.

Alunos na porta da escola Professor Agenor Roris Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Em Vila Velha, cerca de 30 alunos estão acampados no pátio da escola. Segundo um dos estudantes que participa do ato, os portões foram fechados para evitar que a ocupação seja maior e outras 20 pessoas estão do lado de fora dando apoio aos manifestantes. Ainda de acordo com o aluno, a Polícia Militar esteve no local por volta de meio-dia, mas só acompanhou o protesto.

Em Vitória, alunos informam sobre manifestação em rede social Foto: Reprodução Facebook

Já em Vitória, a situação está mais tensa. Além de portões fechados, manifestantes dizem que a PM não está permitindo a entrada das doações de comida e colchonetes que chegam ao local.

Na página criada no Facebook sobre a ação, os alunos afirmam que irão permanecer na escola até barrar a Proposta de Emenda Constitucional que, segundo eles, corta gastos da Educação.

A Defensoria Púbica Estadual enviou, no fim do dia, um documento às Secretarias de Educação e Segurança, com recomendações quanto ao tratamento a ser dado aos manifestantes.

Segundo o documento, deve ser respeitado o direito de liberdade de expressão e de pensamento, que seja adotada as vias do diálogo e negociação e que os conselhos tutelares sejam inseridos no processo, a fim de garantir os direitos dos estudantes.

Por meio de nota, a Sedu informou que o movimento pacífico está sendo acompanhado pelos diretores e superintendentes regionais. A Secretaria está dialogando com os manifestantes no intuito de manter as aulas e evitar prejuízos aos 2.362 estudantes das duas escolas estaduais, principalmente, devido a realização das provas do Enem que acontecerão em 15 dias. 

Já a assessoria da Polícia Militar informou que está acompanhando a ocorrência e irá se manifestar após a finalização dos eventos.

Pontos moeda