Geral

Manifestantes ocupam 45 escolas no Espírito Santo contra a PEC 241

Apenas dois campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em São Mateus e em Cachoeiro de Itapemirim, foram desocupados pelos manifestantes

Os manifestantes protestam contra a PEC 241. Foto: Divulgação

Até a noite desta sexta-feira (28) 45 escolas estão ocupadas por estudantes que protestam contra a aprovação da PEC 241 que limita o gasto público. Além de escolas estaduais, há unidades federais e municipais com a presença de estudantes.

De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), 43 escolas da rede estadual estão ocupadas por manifestantes, entre estudantes e professores.

Já a única escola municipal da Grande Vitória que está ocupada por manifestantes é a Escola de Ensino Fundamental Sônia Regina G. Rezende Franco, que fica no bairro Serra Dourada II.

Por meio de nota, a administração Central da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), confirmou a ocupação de oito prédios no campus de Goiabeiras. Além destes locais, também estão ocupados os prédios da reitoria, cuja entrada de servidores de alguns setores foi liberada na tarde desta sexta-feira (28).

O prédio da direção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), no campus de São Mateus também está ocupado por manifestantes. 

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) informou que os campus de São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim foram desocupados na noite de quarta-feira (26) e as atividades nestes locais foram retomadas na manhã desta quinta-feira (27).

Em São Mateus, após decisão judicial, os estudantes liberaram o acesso dos demais alunos ao prédio Anexo II para aulas e aos laboratórios localizados no prédio. As atividades administrativas estão ocorrendo normalmente. As aulas estão sendo realizadas alternadas com atividades organizadas pelos próprios alunos pertinentes à ocupação (metade dos turnos tem aula e outra metade, atividades do movimento de ocupação).

Pontos moeda