Geral

Pediatras denunciam risco de contaminação no Hospital Infantil de Vitória

Segundo os profissionais, há casos em que até três crianças compartilham a mesma maca e os riscos de infecção são grandes. Os médicos também não têm privacidade para atender as crianças

Médicos denunciam superlotação na unidade. Foto: Divulgação

Aproximadamente 50 pediatras e plantonistas do Hospital Infantil de Vitória realizaram um protesto na tarde desta terça-feira (11) em frente a unidade. Os profissionais denunciaram a situação crítica do pronto socorro e a sobrecarga de trabalho.

Segundo a médica intensivista Sania Perini, a principal reivindicação é sobre o pronto socorro que está em um local pequeno, mal iluminado, com pouca ventilação e sem condições de atendimento.

“O pronto socorro é insalubre e não há condições mínimas de trabalho. Há casos de até três crianças dividindo a mesma maca. Tem crianças que chegam aqui com uma infecção e saem com outras”, disse.

A médica afirmou, ainda, que os profissionais enfrentam superlotação e que não têm privacidade para atender os pacientes.

“Temos uma escala médica desfalcada. Tem dias que apenas dois médicos de plantão têm que dar conta de atender até 60 crianças que já estão internadas num local onde deveriam ter 15, além das que chegam no pronto socorro", desabafou.

De acordo com os Sindicatos dos Médicos do Espírito Santo (Sime), os profissionais procuraram o sindicato denunciando as condições do Hospital Infantil de Vitória. O sindicato fez uma vistoria no hospital nesta segunda-feira (10) e constatou os fatos. O sindicato irá encaminhar ainda esta semana uma denúncia ao Ministério Público Estadual sobre os fatos. 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), informou por meio de nota que já está adotando medidas para melhorar o fluxo de atendimento no Hospital Estadual Infantil de Vitória. Serão  disponibilizados 21 leitos de retaguarda no Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha e 21 leitos de retaguarda no Hospital Estadual Dório Silva, em Serra. 

A Sesa também informou que os pacientes terão o primeiro atendimento no Hospital Estadual Infantil de Vitória e depois, se necessitar de internação, serão referenciados para estas unidades. A secretaria reforça que está com processo seletivo para médicos em aberto, porém, até o momento está com baixa adesão dos profissionais. As inscrições para cadastro de reserva seguem até o dia 16 (domingo) e devem ser feitas pelo site www.selecao.es.gov.br.

Pontos moeda