Geral

Teste para sífilis com resultado após 30 minutos da coleta de sangue em Cachoeiro

A ação segue até quinta-feira (20), no Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) do município. A rapidez do resultado vai agilizar o tratamento do paciente

Após a coleta de sangue, o resultado do exame de sífilis é entregue ao paciente em 30 minutos em Cachoeiro Foto: ​Divulgação/Prefeitura

O Centro de Referência em Infectologia Abel Santana (Crias) promove nesta semana em Cachoeiro uma ação de incentivo à realização de testes rápidos para diagnóstico de sífilis. O número de casos da doença tem crescido de forma preocupante no país e, por isso, os centros de testagem e aconselhamento estão mobilizados para ampliar a procura pelo serviço, que é gratuito.

O resultado do teste fica pronto em até 30 minutos após a coleta de sangue, o que contribui para que seja tomada a decisão clínica imediata quanto à necessidade de tratamento. 

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma doença infecciosa transmitida via relação sexual sem proteção e pode levar a graves complicações. Associada à maternidade, é capaz de provocar aborto, parto prematuro e baixo peso em recém-nascidos. Cerca de um terço dos bebês de mulheres com sífilis não tratada é acometido. 

“Principalmente o aumento dos casos de sífilis congênita, transmitida de gestantes infectadas para bebês, tem chamado a atenção dos especialistas. Nos últimos sete anos, as notificações praticamente triplicaram no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde”, explica o coordenador do Crias, Felipe Dam.

A ação do Crias com foco na testagem rápida segue até quinta-feira (20), das 7h30 às 11h30. Para ser atendido é necessário apresentar cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência. 

Pontos moeda