Geral

Após decisão da Justiça, manifestantes desocupam prédio do Ifes em Vitória

Desocupação aconteceu dois dias após os manifestantes ocuparem as instalações da unidade de ensino. Aulas deverão ser retomadas já nesta quinta-feira

Manifestantes desocuparam o campus do Ifes de Jucutuquara por volta das 16 horas desta quarta-feira Foto: TV Vitória

O campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Jucutuquara, em Vitória, foi desocupado, na tarde desta quarta-feira (02). A desocupação se deu após a Justiça Federal determinar, na tarde de terça-feira (01), que os manifestantes, que estavam na unidade há dois dias, em protesto contra a PEC 241, deixassem o local em um prazo de 24 horas.

A liminar, assinada pelo juiz Alexandre Miguel, da 1ª Vara Federal Cível do Espírito Santo, atende a um pedido de reintegração de posse da instituição, feito pela Advocacia-Geral da União. Caso os ocupantes desobedecessem à decisão judicial e não deixassem o campus do Ifes de maneira voluntária, a desocupação poderia acontecer com a ajuda da polícia.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ifes, cerca de 15 a 20 manifestantes ainda estavam na instituição, na tarde desta quarta-feira, e deixaram o local voluntariamente, por volta das 16 horas. Na segunda-feira, cerca de 40 pessoas iniciaram a ocupação, mas, nesse período, houve muita movimentação no local.

Sedu diz que 62 escolas estão ocupadas

Ifes foi ocupado na última segunda-feira Foto: Reprodução Facebook

Após a desocupação, foi formada uma comissão, composta por servidores e alunos da instituição, para acompanhar uma vistoria que será feita no campus, ainda nesta quarta-feira, para verificar se houve algum dano às instalações do local.

De acordo com a assessoria do Ifes, com a desocupação do campus de Jucutuquara, as aulas na unidade serão retomadas já nesta quinta-feira (03). As atividades administrativas já haviam sido retomadas na instituição desde terça-feira.

Protesto

Assim que desocuparam o prédio do Ifes, os estudantes se reuniram na Avenida Alberto Torres, próximo à instituição. Alguns dos manifestantes seguiram em direção a escolas estaduais que também estão ocupadas. O grupo foi acompanhado de perto pela Polícia Militar.

Uma das unidades de ensino para onde os estudantes seguiram foi o Colégio Estadual, no Forte São João, também na capital. Durante o trajeto, os manifestantes ocuparam uma das faixas da Avenida Vitória. Em seguida, foram para calçada, liberando o transito. No colégio, os alunos do Ifes gritaram palavras de ordem, entregaram alimentos e se juntaram aos estudantes que ocupam o local. 

Pontos moeda