Geral

Estudantes desocupam escolas de Vitória e 10 mil alunos devem voltar às aulas

Cerca de 12 mil alunos ainda não terão acesso às salas de aula nesta segunda-feira. Esta é a estimativa da Secretaria Estadual de Educação divulgada em boletim

A desocupação foi uma determinação da Justiça Foto: Reprodução

Manifestantes contra a PEC do teto de gastos desocuparam as escolas de Vitória neste fim de semana. Uma determinação judicial estabeleceu um prazo até a noite do último domingo (13) para que todas as escolas da capital retomassem as aulas. A Secretaria de Educação do Estado (Sedu) estima que cerca de dez mil alunos reiniciem as atividades ainda nesta segunda-feira (14).

De acordo com nota enviada pela Sedu, mesmo sendo um feriado prolongado, esta segunda-feira é dia letivo, e por conta disso os alunos terão aulas normalmente. Uma das unidades que deve retomar as aulas é a Escola Estadual Maria Ortiz, no Centro de Vitória. A escola estava com as atividades suspensas desde que foi ocupada por manifestantes. 

A desocupação foi uma determinação da Justiça, emitida na última sexta-feira (11). Segundo a secretaria de educação, todas as 11 escolas da capital foram desocupadas até a noite de sábado (12). Como a determinação da Justiça se refere apenas às escolas de Vitória, em outros municípios ainda há locais com atividades suspensas.

Cerca de 12 mil alunos ainda não terão acesso às salas de aula nesta segunda-feira. Esta é a estimativa da Secretaria Estadual de Educação divulgada em boletim no domingo. De acordo com a nota, 12 escolas permanecem ocupadas e sem aulas, outras 18 ainda estão ocupadas por manifestantes, mas já retomaram as atividades, e 39 foram completamente desocupadas.

As escolas que já retomaram as aulas terão que obedecer a um calendário especial para concluir o ano letivo. Já nas 12 unidades que ainda permanecem com aulas suspensas, a situação é incerta. Os alunos que permanecem impedindo a retomada das aulas já estão desobedecendo uma liminar da Justiça, que determina o retorno das atividades, mesmo com a ocupação por manifestantes. 

A decisão foi tomada há mais de dez dias, e para cumpri-la, a Sedu já elaborou uma lista com 180 nomes de estudantes que prosseguem na ocupação. Os pais desses alunos podem ser responsabilizados e até pagar multas, caso os filhos não permitam o retorno das atividades letivas. Por enquanto, a secretaria de educação não definiu como reporá o tempo perdido nessas unidades.

Sobre a ocupação dos manifestantes na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), segundo com o último boletim divulgado, treze prédios continuam ocupados, incluindo a reitoria. Em relação ao Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes), apenas a unidade de São Mateus está ocupada.

Confira:

Pontos moeda