Geral

Homens de Itapemirim recebem ações exclusivas durante o Novembro Azul

Durante todo mês de novembro e segunda semana de dezembro serão agendadas consultas para atendimento em todas as unidades de saúde do município com urologista

A campanha Novembro Azul, de conscientização ao câncer entre os homens, segue com atendimentos em Itapemirim Foto: ​Reprodução

O mês de novembro é dedicado à saúde do homem em todo o mundo e em Itapemirim não é diferente. Durante todo o mês, as unidades de saúde do município estarão realizando ações de conscientização e orientação sobre os fatores relacionados ao câncer de próstata e diversas outras doenças que afetam as pessoas do sexo masculino. Para isso, os homens que procurarem a unidade de saúde mais próxima de suas residências receberão atendimento exclusivo e prioritário.

Apenas no Brasil, cerca de 50 mil novos casos de câncer de próstata são detectados todos os anos. A doença tem cura, principalmente se identificada precocemente. Para isso, são disponibilizados diversos recursos na rede pública de saúde, como exames de imagem e de sangue (Antígeno Prostático Específico – PSA), por exemplo. Entretanto, nenhum deles substitui o exame de toque retal, que é indolor e dura apenas alguns segundos.

As orientações e encaminhamentos para especialistas e pedidos de exames relacionados ao câncer de próstata são oferecidos durante todo o ano na rede pública de saúde de Itapemirim. Entretanto, as ações são intensificadas em novembro, quando são incluídas palestras, vídeos explicativos e panfletagem. Cada unidade de saúde vai realizar uma ação específica sobre o tema.

O encerramento da campanha do Novembro Azul ocorrerá na Praça Domingos Martins, no dia 30 de novembro, a partir das 8h. Na ocasião, serão ofertados testes de glicemia e para a detecção dos vírus causadores das hepatites B e C, da sífilis e do HIV, aferição de pressão arterial e saúde bucal, além de toda orientação sobre saúde do homem, pedido de exames e encaminhamento para consulta especializada.

Confira a programação do Novembro Azul nas unidades de saúde de Itapemirim:

24 de novembro
Brejo Grande do Norte – palestras, consultas, lanche e entrega de brindes;

25 de novembro
Brejo Grande do Sul – palestras, consultas, lanche e entrega de brindes;

ESF de Itaoca
 Toda sexta-feira do mês de novembro, às 12h, consulta em Saúde do Homem. Solicitação de PSA, encaminhamento para urologista e outros tipos de atenção e orientações.

Esf de Itaipava
Das 8h às 13h, todos os dias - vídeos de prevenção sobre câncer de próstata todos os dias em sala de espera. Orientações, consulta e mobilização no dia.

26 de novembro
 Frade - palestras, panfletagem, vacinação, exame de tracoma, junto com os profissionais da Vigilância em Saúde.

26 de novembro
Retiro – vacinação, pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos de DST’s e aconselhamento, palestra sobre câncer de próstata, atendimento médico, odontológico e café da manhã.

30 de novembro
Campo Acima – consultas, orientações, encaminhamentos e pedidos de exames

Pontos moeda