Geral

Nível do Rio Jucu sobe e peixes aparecem após chuva no Estado

Especialistas disseram que o alívio é momentâneo e a preocupação continua, pois há possibilidade da água não ter penetrado no solo por conta da vegetação do rio

Esse cenário, de acordo com especialistas, não era visto há pelo menos dois anos Foto: TV Vitória

A chuva deste fim de semana trouxe um alívio para os rios da Grande Vitória. No Rio Jucu houve, em Vila Velha, o aumento da vazão e deu até para pescar. Esse cenário, de acordo com especialistas, não era visto há pelo menos dois anos. 

Apesar da chuva ter aumentado a vazão do Rio Jucu, segundo ambientalistas a preocupação com o racionamento de água não deve diminuir. Isso porque, de acordo com especialistas, o volume ainda não foi suficiente para recarregar o lençol freático do rio. 

“O volume de água que está passando na barragem, há praticamente dois anos não víamos isso. Dos últimos meses para cá quando chove e a água faz um pico de sete para oito metros, mas quando para de chover ela cai para cinco e quatro metros”, explicou o ambientalista Eduardo Pignaton.

Outra preocupação é com a quantidade de vegetação dentro do Rio Jucu, resultado do depósito de material orgânico, como esgoto. Quanto mais mato no leito, menor a absorção de água no solo, fazendo com que o nível do rio diminua mais rápido, caso pare de chover.

“Essa água não está penetrando no solo. Quando esse solo não tem floresta, praticamente 60% da água infiltra no terreno. Quando tem, apenas 10% infiltra. O que aconteceu foi que choveu, foi para a calha do rio e agora está indo para o mar”, destacou o Pignaton.

Mas enquanto o volume de água do rio permanece cheio, significa que a maré está para peixe. Por causa da seca, há muito tempo não dava para pescar no local. “Os peixes estão querendo subir de volta. Como está represado, eles não sobem, mas com essa chuva eles vão descer bem mais agora”, disse o oficial pleno Mazinho Pereira.

Pontos moeda