Geral

Nova frente fria irá intensificar chuvas no Espírito Santo nos próximos dias

Segundo o instituto Climatempo, as chuvas mais intensas deverão ser registradas a partir do dia 15 de novembro, quando ocorre o feriado de Proclamação da República

Chuva permanecerá intensa no Estado Foto: Divulgação

Volumes de chuva muito elevados devem continuar a ser observados no Espírito Santo nos próximo dias, sobretudo por conta da passagem de uma nova frente fria pela região.

Segundo o instituto Climatempo, as chuvas mais intensas deverão ser registradas a partir do dia 15 de novembro, quando ocorre o feriado de Proclamação da República.

Até o dia 18, o Climatempo espera volumes de chuva iguais ou superiores a 200 mm no Sul capixaba, região Serrana, Grande Vitória e Extremo Norte. Nas outras regiões, o acumulado pode chegar a 150 mm, conforme pode ser conferido na imagem abaixo:

Foto: Reprodução/Climatempo

Os volumes têm potencial para provocar o transbordamento de rios, alagamentos e deslizamentos de terra e, portanto, a população das áreas de risco deve ficar atenta aos alertas enviados pela Defesa Civil.

Causa da chuva

Áreas de instabilidade associadas a circulação dos ventos em níveis médios e altos da atmosfera têm favorecido a formação de nuvens muito carregadas sobre a Região Sudeste, de acordo com o Climatempo.

Além disso, houve a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região, que neste domingo está ao largo do litoral capixaba.

A área de baixa pressão vai se deslocar para o mar até a manhã da terça-feira (15). Até lá, as áreas instabilidade sobre o Sudeste vão persistir.

Além do Espírito Santo, as condições para chuva serão reforçadas no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

Pontos moeda