Geral

Patrimônio cultural em sítio histórico de Mimoso do Sul será restaurado

Os projetos foram contemplados por meio do edital da Secult, e as casas estão localizadas em São Pedro do Itabapoana, onde acontece anualmente o Festival de Inverno da Sanfona e Viola

O imóvel, que abriga a pousada Cantinho do Céu, receberá reestruturação dos assoalhos, forros e telhado Foto: ​Divulgação/Paulo José

O município de Mimoso do Sul teve duas edificações contempladas, através do edital da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para receber reforma. As casas estão localizadas no sítio histórico de São Pedro do Itabapoana. 

Uma delas é a que abriga a pousada Cantinho do Céu, de José Agostinho Felix, que receberá reestruturação dos assoalhos, forros e telhado, mantendo a identidade cultural e visual. O outro imóvel contemplado pertence à Luiz Gonzaga Bertonceli, e receberá a reestruturação de baldrames, telhados e colocação de forros de madeira, retornando o imóvel às características originais.

Ao todo, cinco imóveis tombados foram contemplados no Espírito Santo. Os demais são: a Igreja de Sant’Antonio, em Itapina, no município de Colatina; a Casa Carneiro, também em Itapina; e o Sobrado da Família França, em Muqui.

Sítio histórico

O Conselho Estadual de Cultura, tombou, em 1987, 41 imóveis residenciais, o prédio da câmara e cadeia, a igreja e o calçamento tipo ‘pé-de-moleque’ de São Pedro do Itabapoana. O sítio histórico está situado a 460 metros de altitude, com uma população de 1.289 habitantes, ocupando uma área de 7.928 hectares. 

O acesso ao sítio é feito por rodovia pavimentada e tem entre os atrativos: o clima de montanha, a natureza exuberante; um grande conjunto de fazendas, que datam do século XIX (auge do Ciclo do Café do Espírito Santo); o museu de São Pedro de Alcântara; e o Núcleo de Formação em Sanfona e Viola.

O município de Mimoso do Sul faz parte do Consórcio da Região dos Vales e do Café, que engloba um total de cinco municípios integrados em ações para o desenvolvimento do turismo sustentável na região, e faz parte da Bacia Hidrográfica do rio Itabapoana. A cidade está a 13 quilômetros da BR-101 Sul e a 180 quilômetros de Vitória.

Pontos moeda