Geral

Vila Velha possui 16 áreas de risco e prefeitura trabalha para evitar tragédias na cidade

As áreas de risco foram mapeadas pela Defesa Civil Estadual, que forneceu o documento para o município de Vila Velha que atualmente realiza trabalhos para conter danos causados pela chuva

52 famílias ainda dependem do aluguel social  Foto: ​Divulgação Prefeitura

O mês de dezembro se aproxima e, com ele, o período de chuvas fortes e intensas. Em Vila Velha, que possui 16 áreas de risco, o município realiza trabalhos para diminuir os impactos que as chuvas podem causar nos bairros da cidade.  

Um grupo de mais de 20 famílias que tiveram que sair de casa depois das chuvas de 2013 em Vila Velha sobrevive com o aluguel social. Outras 52 passaram pela mesma situação depois que uma pedra de três mil toneladas se desprendeu do alto do morro da Boa Vista. As encostas representam um risco em períodos de chuva. 

A residência da dona de casa Maria Nilcélia da Silva ficou inabitável depois das chuvas de dezembro de 2013. As rachaduras abalaram a estrutura da casa. As paredes da casa dela começaram a estalar e a moradora não sabia o que fazer. 

“Foi um pouco antes da chuva, quando eu vi as paredes estavam estalando. O piso estalou também e eu não entendia o que era porque o chão estava subindo”, disse.

Outras 52 famílias enfrentaram a mesma situação que a da dona de casa, mas desta vez, a causadora foi uma pedra de três mil toneladas que se desprendeu do alto do morro da Boa Vista no início do ano. Atualmente 20 famílias permanecem recebendo aluguel social. Como o morador Ramon Batista que afirma estar com o pagamento atrasado. 

“Antes não tinha dinheiro para o projeto, então um deputado estadual liberou o dinheiro e somente esta semana que o dinheiro chegou na prefeitura. Pelo que eu entendi, isso vai passar para a próxima gestão e vai demorar. Enquanto isso estou com três meses de aluguel atrasado”, afirmou. 

A Defesa Civil de Vila Velha monitora as áreas de encostas e realiza vistorias sempre que é acionada. Já nas áreas baixas de Vila Velha o problema é outro: alagamentos. Mas o poder público afirma que ainda este ano esta realidade vai mudar, pelo menos para os moradores da Praia da Costa e adjacências. Duas novas estações de bombeamento embaixo da alça da Terceira Ponte prometem bombear até 17 metros cúbicos de água por segundo direto para o Canal da Costa. 

A promessa é de que a obra esteja pronta até 20 de dezembro. A tempo de evitar que as águas do verão inundem Vila Velha. Por meio de nota, a prefeitura de Vila Velha informou que está trabalhando para captar recursos federais a fim de implementar ações preventivas em áreas de encostas. 

Sobre o aluguel social, o beneficiado precisa comprovar por meio do recibo que está mesmo morando no imóvel alugado, apresentando contrato de locação. Após a prestação de contas é possível solicitar o pagamento do mês seguinte. O beneficiado pode entrar em contato com a Defesa Civil do município para mais esclarecimentos. 

Pontos moeda