Geral

Colatina e mais três municípios registram mais chuvas nas últimas 24 horas

Por conta dos alagamentos no bairro Santa Terezinha, casas foram atingidas e três famílias perderam tudo. Muitas pessoas ainda estão desalojadas no Estado

O interior do Estado foi atingido pela chuva Foto: Leonardo Duarte/Secom

Quatro municípios capixabas registraram os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas. De acordo com o relatório da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta segunda-feira (19), Colatina foi a cidade onde mais choveu, registrando um acumulado de 41.96 milímetros. 

Os outros locais foram São Domingos do Norte, com 26.57 milímetros, Governador Lindenberg, registrando 21,27, e Domingos Martins, com 20.63. Os dados, segundo a Defesa Civil, foram passados pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Além do volume de chuva, o relatório também apontou a situação de cada município atingido nos últimos dias por temporais e enxurradas. Ainda em Colatina, os alagamentos no bairro Santa Terezinha atingiram casas, três famílias perderam seus pertences e estão sendo atendidas pela Compdec e Assistência Social municipal. 

No último sábado (17), o governador Paulo Hartung sobrevoou a Região Sul do Estado e visitou os municípios de Iconha, Cachoeiro de Itapemirim e Castelo, cidades mais castigadas entre as 19 que foram atingidas pelas fortes chuvas que caem na  região desde a última quinta-feira (15). Hartung viajou acompanhado do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, e do coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Fabiano Bonno.  O sobrevoo e as visitas tiveram como objetivo acompanhar a evolução dos transtornos, dos trabalhos realizados e identificar as ações necessárias.

O governador visitou vários municípios Foto: Leonardo Duarte/Secom

Confira como está a situação das outras cidades:

Muniz Freire: 14 famílias foram desalojadas e houve deslizamento de massa. Um rolamento de blocos também interditou a ES-379 isolando o distrito de São Cristóvão.

Mimoso do Sul: 40 famílias estão desabrigadas e 13 famílias desalojadas.

Rio Novo do Sul: quatro famílias acabaram desabrigadas e 14 famílias foram desalojadas. 

Piúma: uma família ficou desalojada.

Alfredo Chaves: duas famílias estão desalojadas e houve quedas de barreiras.

Cachoeiro de Itapemirim: 143 famílias (433 pessoas) ficaram desalojadas e uma família ficou desabrigadas. Os deslizamentos atingiram os bairros Rubem Braga, Village, Novo Parque, Amaral, Baiminas e Laranjeiras. 

Presidente Kennedy: sete famílias estão desabrigadas 

Jeronimo Monteiro: uma família foi desabrigada

Castelo: 83 pessoas foram desabrigadas e 276 desalojadas.

Anchieta: 20 pessoas ficaram desalojadas

Iconha: seis pessoas estão desalojadas, a limpeza de ruas e estradas teve início, além da recolocação de pavimentos.

Linhares: nove pessoas estão desabrigadas em uma escola do bairro Jardim Laguna, sob os cuidados da Ação Social, todos oriundos do Bairro Olaria. Duas famílias foram desabrigadas devido à inundação.

Situação de Emergência

De acordo com a Defesa Civil Estadual, até o momento dois municípios informaram que irão declarar Situação de Emergência. São eles Iconha e Castelo. Os demais estão levantando informações para avaliar se irão declarar emergência.

Alertas ativos no Estado 

- Risco de Movimento de Massa - Moderado em Mimoso do Sul, Atílio Vivacqua, Rio Novo do Sul, Cachoeiro de Itapemirim, Brejetuba, Guarapari, Presidente Kennedy, Anchieta e Piúma.

- Risco de Inundação - Alto em Alfredo Chaves, Linhares e Colatina.

Orientações

• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
• Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
• Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
• Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
• Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
• Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
• Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
• Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

Pontos moeda