Geral

Crianças plantam mudas de espécies nativas e frutíferas no interior de Cachoeiro

Até o final deste ano, serão cinco mil mudas plantadas, entre elas, duas mil mudas em Santa Fé e 300 no distrito de Pacotuba. A iniciativa faz parte do projeto ‘Juntos pela Água’

Alunos de quatro e cinco anos e educadores participaram do plantio no distrito de Itaóca, em Cachoeiro Foto: ​Divulgação

Crianças e educadores se reuniram em Itaoca, distrito de Cachoeiro, na última quinta-feira (8), para realizar o plantio de mudas de espécies nativas e frutíferas. Juntos, eles fizeram a sua parte para a melhoria do meio ambiente e a conservação de uma nascente na região, numa iniciativa da Odebrecht Ambiental, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Pastoral da Ecologia, a EDK Mineração e a Floresta Nacional (Flona) de Pacotuba. 

A ação aconteceu no sítio da família Santos, na localidade de Córrego Vermelho, e envolveu 43 alunos de quatro e cinco anos da Escola Municipal de Educação Básica José Pinto, como atividade de sustentabilidade ambiental. O sítio é moradia da professora Elizabete Monteiro dos Santos, onde, desde 2013, recebe estudantes para vivenciarem, na prática, a relação com a água.

O plantio é uma iniciativa do programa ‘Juntos pela Água’. A Odebrecht Ambiental forneceu as mudas e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiersidade, do Ministério do Meio Ambiente, responsável pela Flona de Pacotuba, realizou  uma palestra. O tema abordado foi “Recuperação e Proteção de Áreas Degradadas”, ministrado pela analista ambiental Aline Queiroz Lobato. 

A pedagoga Edenir Fernandes Paschoal afirma que a ação contribui para o crescimento dos participantes. “Fiquei encantada com o trabalho. É algo que enriquece a minha vida pessoal e profissional, a das crianças e a comunidade de modo geral. Se nós, adultos, tivéssemos recebido essa formação quando crianças o planeta seria diferente. É muito importante ter orientação na primeira infância”, comenta. 

Ela ressalta que o desenvolvimento das mudas será acompanhado pelos alunos. “Vamos voltar com eles no local no ano que vem para que vejam o resultado da atividade. Vimos muito interesse por parte das crianças. É um conhecimento que, depois de adquirido, elas dividem com seus familiares”, diz Edenir.

O analista de Meio Ambiente da Odebrecht Ambiental, Paulo Breda, destaca que o plantio cumpriu o seu papel. “O mais interessante é que não se trata de uma ação sem contexto. Os alunos estiveram envolvidos com o tema de produção de água durante todo o ano letivo. Eles já tinham, inclusive, feito visitas à nascente. Dessa forma, eles se tornam influenciadoras dentro da própria família”, pontua.

Pontos moeda