Geral

Municípios da Grande Vitória podem aderir a programa de aluguel de bicicletas

Em reunião entre os prefeitos eleitos e reeleitos nesses municípios, se chegou ao consenso de que a população tem a ganhar com a regionalização de ações e projetos que deram certo

Bike Vitória tem 20 estações na capital capixaba Foto: Divulgação/Prefeitura

O programa Bike Vitória, uma das principais bandeiras do prefeito Luciano Rezende (PPS) - que consiste no compartilhamento de bicicletas espalhadas por 20 estações na capital -, poderá ser aderido por outras cidades da Região Metropolitana, como Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Guarapari. 

Em reunião entre os prefeitos eleitos e reeleitos nesses municípios, se chegou ao consenso de que a população tem a ganhar com a regionalização de ações e projetos que deram certo em uma das localidades. 

"Tivemos uma agenda importante, com discussões de temas importantes. Ações que deram certo podem ser regionalizadas, como o Bike Vitória, que pode ceder o aplicativo para as demais cidades possibilitando uma ampla rede de ciclovias na região", comentou Gilson Daniel (PV). O prefeito de Viana também ofereceu aos participantes do encontro a plataforma do programa Sentinela, que permite a denúncia de crimes em áreas videomonitoradas.

Além de projetos, os municípios da Grande Vitória também avaliam compartilhar compras. "Discutimos as compras governamentais, que podemos fazer em conjunto para diminuir os custos de medicamentos, bens e serviços", completou Gilson Daniel. 

Prefeitos da Serra (Audifax Barcelos), Viana (Gilson Daniel), Vitória (Luciano Rezende), Vila Velha (Max Filho) e Cariacica (Juninho) Foto: Divulgação

Juninho (PPS) disse que o grupo tem trabalhado em duas vertentes: ações que podem ser tomadas apenas de município para município e outras que dependem de órgãos externos, tais como Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) e Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT). "Combinamos de ter reuniões regulares e levar técnicos para sabermos o que conseguiremos fazer, em termos concretos, para atender as demandas das cidades".

O prefeito de Cariacica disse também que a ideia é ter reuniões regulares, que não ultrapassem o intervalo de 30 dias. "Caso contrário ficamos sem resolutividade", acrescentou Geraldo Luzia Júnior, que anunciou recentemente que fez as pazes com Luciano Rezende para não comprometer a agenda metropolitana, cujas ações de integração também tem sido debatidas no âmbito do Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit), ligado ao governo do Estado. 

Pontos moeda