Geral

Protesto contra aprovação da PEC do Teto tem quebra-quebra em Vitória. Veja fotos!

Protesto teve início no campus da Ufes, em Goiabeiras. Fachadas de agências bancárias e estabelecimentos comerciais na Reta da Penha foram depredadas

Portas de agências bancárias foram quebradas por vândalos infiltrados na manifestação Foto: Reprodução

Um grupo de manifestantes realizou um ato pelas ruas de Vitória, na noite desta terça-feira (13), contra a PEC 55 (antiga PEC 241), a chamada PEC do teto dos gastos da União, cujo texto-base foi aprovado, em segundo turno, no plenário do Senado. O protesto teve início no campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras, de onde os manifestantes saíram por volta das 19h20. De acordo com balanço da Polícia Militar, 200 pessoas participaram da manifestação.

Veja a galeria de fotos. Clique aqui.

De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, o grupo iniciou a passeata ocupando as três faixas da Avenida Fernando Ferrari, no sentido Centro de Vitória. A intenção do grupo era seguir até a Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá. 

Manifestantes saíram da Ufes e seguiram em direção à Enseada do Suá Foto: Reprodução Facebook

Por causa da manifestação, o trânsito na Reta da Penha, sentido Centro precisou ser interditado, o que deixou o trânsito congestionado na região. Os veículos que trafegavam pela Ponte da Passagem foram desviados para a Rua Dona Maria Rosa, que dá acesso às avenidas Maruípe e Leitão da Silva.

Por volta das 20H20, um pequeno grupo que estava entre os manifestantes começaram a atirar pedras contra alguns prédios na Reta da Penha. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Polícia Militar precisou intervir para evitar novas depredações.

Ainda segundo a Sesp, Caixa Econômica, Bradesco, Sicoob e outras agências bancárias foram depredadas durante a manifestação. Alguns estabelecimentos comerciais também tiveram sua vitrine depredada por vândalos. Enquanto isso, policiais do Batalhão de Missões Especial (BME) se posicionavam próximo à Assembleia Legislativa, para evitar possiveis ações de vandalismo próximo à sede do Legislativo. 

Ao sair da Reta da Penha, o grupo seguiu pela Avenida Desembargador Jones dos Santos Neves e, em seguida, ocupou a Avenida Saturnino de Brito. Segundo a Guarda Municipal, ao se deparar com os policiais do BME, os manifestantes desistiram de seguir até a Assembleia e voltaram, seguindo para a Avenida Dante Michelini, na Praia de Camburi. Ainda de acordo com a Guarda Municipal, por volta das 21h20 o grupo já havia se dispersado.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Andre Garcia, lamentou que a manifestação tenha acabado em atos de vandalismo por toda a Reta da Penha. De acordo com a Sesp, as imagens da ação criminosa serão utilizadas para identificar e autuar criminalmente quem participou da baderna.

Veja como foi o protesto em tempo real:

19h22: Grupo começa a deixar o campus da Ufes, em Goiabeiras, ocupando as três faixas da Avenida Fernando Ferrari, no sentido Centro de Vitória. De acordo com a Guarda Municipal, o trânsito é lento no local.

Manifestantes saíram da Ufes, por volta das 19h20, e ocuparam a Avenida Fernando Ferrari Foto: Reprodução Facebook

19h31: Manifestantes atravessam a Ponte da Passagem, em direção à Reta da Penha. De acordo com a Guarda Municipal de Vitória, cerca de 100 pessoas participam do ato.

Grupo passou pela Ponte da Passagem, em direção à Reta da Penha Foto: Reprodução Facebook

19h37: Grupo chega à Reta da Penha. Segundo a organização do ato, passeata deve seguir até as imediações da Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá. Por causa da manifestação, o trânsito na Reta da Penha, sentido Centro, foi interditado. Os veículos que trafegam pela Ponte da Passagem estão sendo desviados para a Rua Dona Maria Rosa, que dá acesso às avenidas Maruípe e Leitão da Silva.

Manifestantes passam pela Reta da Penha, em direção à Enseada do Suá Foto: TV Vitória

20h09: De acordo com a Guarda Municipal de Trânsito, grupo segue pela Reta Penha e se aproxima do cruzamento com a Avenida Rio Branco. Ainda segundo a Guarda, o trânsito é lento na Ponte da Passagem e Avenida Fernando Ferrari, sentido Centro, por conta da interdição parcial da Reta da Penha. No sentido oposto, o tráfego flui normalmente.

20H25: Manifestantes atiram pedras contra alguns prédios na Reta da Penha. De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp), a Polícia Militar está atuando para intervir a depredação que acontece na sede da Findes, do bando Sicoob e do banco Santander.

Agência do Sicoob na Reta da Penha foi depredada Foto: Reprodução

20h35: Policiais do Batalhão de Missões Especial (BME) se posicionam próximo à Assembleia Legislativa, à espera dos manifestantes.

20h42: De acordo com a Sesp, Caixa Econômica, Bradesco, Sicoob e outras agências bancárias foram depredadas durante a manifestação. O BME está no local atuando para evitar novas ações criminosas.

Agência do Bradesco também foi alvo de depredação Foto: Reprodução

20h45: De acordo com a Guarda Municipal, os manifestantes já estão na Avenida Américo Buaiz, entre o Mc Donald's e o Monumento do imigrante. Policiais do BME acompanham a movimentação.

21 horas: Manifestantes desistem de seguir em direção à Assembleia Legislativa e voltam, pela Avenida Saturnino de Brito, em direção à Praia de Camburi.

21h20: Segundo a Guarda Municipal, o grupo já está na Avenida Dante Michelini e começa a se dispersar.

Pontos moeda