Geral

Samarco ganha primeira liberação para usar depósito provisório de rejeitos em Mariana

A empresa recebeu a permissão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DPM), ligado ao Ministério das Minas e Energia, para utilizar uma cava como depósito provisório

A mineradora Samarco recebeu a primeira liberação para uso de depósito provisório de rejeitos, de acordo com informações do jornal Valor Econômico. A informação foi divulgada na tarde da última quinta-feira (1).

Samarco pode voltar a operar no Estado em 90 dias Foto: TV Vitória

A empresa recebeu a permissão do Departamento Nacional de Produção Mineral (DPM), ligado ao Ministério das Minas e Energia, para utilizar uma cava como depósito provisório de rejeitos de minérios de ferro. No entanto, a mineradora precisa ainda da licença da Secretaria de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Por meio de nota, a Samarco confirmou que recebeu a anuência do órgão para utilização da cava, chamada de Alegria Sul. Ainda de acordo com a mineradora, o uso da cava é a opção mais segura no momento para dar continuidade as atividades. Confira:

"O Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), autarquia do governo federal vinculada ao Ministério das Minas e Energia, acaba de dar sua anuência para a solicitação da Samarco de utilização da chamada cava de Alegria Sul para disposição de rejeitos, conforme processo de licenciamento em curso na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad).  A utilização da cava, caso aprovada também pelo órgão ambiental do Estado,  é a solução mais segura encontrada pela empresa para viabilizar a continuidade de suas atividades, paralisadas desde o rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado.  De acordo com a autarquia, “a solução proposta é extremamente segura, uma vez que se trata de disposição em cava proporcionando confinamento do rejeito”.  A cava de Alegria Sul não tem conexão física com a área de barragens da Samarco. O processo de licenciamento da cava é o primeiro passo para o retorno das atividades operacionais da empresa".

Vale ressaltar que a Samarco paralisou a produção em Mariana (MG) e a produção de pelotas de ferro no Espírito Santo após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro do ano passado. 

Pontos moeda