Geral

Sedu anuncia mais quatro unidades da Escola Viva na Grande Vitória e no interior

As matrículas para as novas unidades poderão ser feitas a partir do dia 26 de dezembro. A meta do governo do Estado é chegar em 2018 com 30 escolas de ensino integral.

As matrículas nas novas unidades podem ser feitas a partir do dia 26 de dezembro Foto: TV Vitória

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) anunciou nesta sexta-feira (09) mais quatro novas unidades de escolas de tempo integral, a conhecida Escola Viva. Elas ficarão em Colatina, Afonso Cláudio, Vila Velha e Cariacica.

Com o anúncio desta sexta-feira (09), as vagas do ensino integral vão mais que dobrar no Estado. Sobem de quatro mil para 10 mil no ano que vem. Os alunos poderão se matricular nas unidades a partir do dia 26 de dezembro.

De acordo com o secretário de educação, Haroldo Rocha, a novidade será implementada no município de Cariacica.

“É a primeira escola no município de Cariacica, a escola Presidente Castelo Branco que vai funcionar atendendo exclusivamente do sexto ao nono ano do ensino fundamental”.

Atualmente estão funcionando cinco unidades da Escola Viva no Espírito Santo. Uma delas fica na região de São Pedro, em Vitória. Na semana passada, mais oito foram anunciadas por Haroldo Rocha e, segundo ele, devido aos protestos em torno do assunto por causa de opiniões divergentes sobre o ensino de tempo integral, as quatro unidades foram anunciadas nesta sexta-feira (09).

“É um trabalho grande, principalmente de conversar e informar a comunidade, aos pais e aos alunos explicando como é o projeto. Estas quatro escolas estavam nesta fase que foram concluídas esta semana”.

O secretário informou ainda que o remanejamento ou contratação de professores para atuarem nas novas escolas ainda não começou, apesar delas já abrirem para o ano letivo de 2017.

“ A nossa prioridade é selecionar professores efetivos que já estão na nossa rede. Se tiverem professores efetivos que queiram vir para as Escolas Vivas, elas terão só professores efetivos. Mas aquelas disciplinas que não têm professores efetivos completaremos a equipe com professores temporários”, disse. 

Pontos moeda