Geral

Temporal causa alagamentos e estragos em municípios do Espírito Santo

Os maiores acumulados de chuva nas últimas 12h nos pluviômetros foram registrados em São Mateus (19,05), Bom Jesus do Norte (13,04), Itapemirim (11,09), Cariacica (10,65) e Alegre (7,00)

Em vários municípios ocorreram queda de árvores e muros Foto: Juscimar Pereira

A forte chuva que atingiu o Espírito Santo na última segunda-feira (05) provocou alagamentos e muitos prejuízos em municípios capixabas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, órgão pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, os maiores acumulados de chuva nas últimas 12h nos pluviômetros foram registrados em São Mateus (19,05), Bom Jesus do Norte (13,04), Itapemirim (11,09), Cariacica (10,65) e Alegre (7,00), os demais municípios tiveram acumulado inferior.

Segundo a Defesa Civil, no município de São Mateus, várias regiões ainda estão sem energia elétrica. Duas casas de barro ruíram, deixando 3 pessoas feridas. Foram registrados também alagamentos em vários pontos, casas destelhadas e queda de árvores. Veja abaixo a lista de bairros atingidos:

- Boa vista: Alagamentos de ruas e quedas de árvores, queda de galpão, Catedral católica parcialmente destelhada, um posto de gasolina com avaria no telhado. Nenhuma família desabrigada e desalojada.
- Santo Antônio: Queda de árvores e 12 casas parcialmente destelhadas. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Lago dos Cisnes: Quedas de árvores e 09 casas parcialmente destelhadas. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Litorâneo: CEIM parcialmente destelhado e galpão. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Jambeiro: 08 Casas parcialmente destelhadas e 03 famílias desalojadas na casa de parentes. Nenhuma desabrigada.
- Guriri: Queda parcial de palco fixo.
- Aviação: O6 casas parcialmente destelhadas. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Santa Teresa: 02 casas parcialmente destelhadas. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Cacique: 05 casas parcialmente destelhadas. Nenhuma família desalojadas e desabrigadas.
- Região Rural: Rodovia São Mateus X Nova Venécia; KM"S 23, 35, 41 quedas de árvores e mourões de Pimenta do Reino.
- Comunidade Nossa Senhora da Penha: 02 casas totalmente destruídas e 03 feridos leves. Família desalojadas na casa de amigos. Obs. Os bairros acima citados ficaram algum tempo sem energia por um período curto, agora já normalizada com exceção dos bairros Morada do Ribeirão e Boa Vista, devido a rompimentos de cabos.                  
- Morada do Ribeirão: 23 casas parcialmente destelhadas. 03 famílias desalojadas na casa de parentes e nenhum desabrigado, 01 unidade educacional parcialmente destelhada. 01 Galpão da Petrobrás parcialmente caído e árvores arrancadas.

Em todo o município 13 escolas sofreram destelhamento parcial, sendo que em 03 delas as aulas foram suspensas nesta terça-feira (06). 

Já entre Nova Venécia e São Mateus, 15 árvores caíram, casa ficaram destelhadas, um muro de escola desabou e uma escola e uma indústria foram destelhadas. Em Altoé, houve uma queda parcial de uma parede que deixou duas pessoas feridas. Em Monte Castelo a parede frontal da quadra poliesportiva desabou. Por causa das quedas de arvores vários veículos foram danificados e rodovias ficaram interrompidas, em vários sentidos. Durante a noite vários bairros ficaram sem energia, porém a situação já está normalizada no município.

Em São Gabriel da Palha ocorreram queda de árvores e de muro. O município de Boa Esperança também teve queda de árvores e destelhamento de casas. Em Conceição da Barra, na Vila de Cobraice uma torre de 42 mts pertencente a uma empresa de internet está com a parte superior dependurada. Santo Amaro está sem energia. Na Vila de Barreiro (zona rural) 30 casas foram destelhadas e 100 pessoas estão desalojadas. Vários bairros (zonas urbana e rural) tiveram a rede elétrica atingida, por quedas de arvores e ficaram sem energia.

No município de Águia Branca o vendaval deixou várias casas parcial ou totalmente destelhadas (mais de 100). Houve queda de granizo na Sede. Por conta da queda de arvores, quase toda a cidade ficou sem energia elétrica de 16:30 hs ás 20:00 hs. O bairro Cristo Rei permanece sem energia.

Orientações

• Em casos de chuvas fortes o mais importante é proteger a sua vida e de seus familiares. Encaminhe-se imediatamente para um lugar seguro;
• Fique atento a movimentações de terra. Trincas no chão, inclinação de cercas, postes e árvores podem indicar o início de um deslizamento. Abandone imediatamente sua casa e procure um local seguro;
• Se houver muita infiltração na casa e acontecer rachaduras nas paredes ou escutar algum barulho estranho, abandone sua residência;
• Tenha sempre em mãos os telefones da Defesa Civil de seu município;
• Em caso de emergências, ligue para o Corpo de Bombeiros. O telefone é o 193;
• Evite as áreas alagadas. Terrenos acidentados, buracos e bueiros abertos, assim como fiação elétrica exposta, podem causar acidentes graves;
• Ao término da enchente, busque orientação da Defesa Civil sobre o retorno para sua residência. É necessário limpar os locais atingidos por água e lama;
• Se a sua residência foi destruída durante a enchente, não retorne a construir no mesmo lugar, porque cedo ou tarde ocorrerá um novo desastre.

Com informações de INMET.

Pontos moeda