Geral

Verão 2017: quiosqueiros de Itapemirim participam de planejamento sobre segurança alimentar

Os ambulantes que também trabalham nas praias do municípios durante o verão, receberão capacitação, visando a segurança alimentar e o atendimento aos turistas

Cerca de 16 quiosqueiros participaram do planejamento, visando a segurança alimentar no verão de 2017 Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Os donos de quiosques de Itaoca, em Itapemirim, se reuniram com representantes da Vigilância Sanitária, nessa semana, para planejar as ações de segurança alimentar para o verão 2017. A reunião contou com a participação de responsáveis de 16 quiosques, sendo 14 da orla e dois da praça da localidade. 

O objetivo do planejamento é diminuir os riscos de contaminação por alimentos, trabalhando assuntos relacionados a armazenagem e manipulação dos alimentos.

Para isso, proprietários e funcionários dos quiosques vão participar de uma capacitação, que será realizada na primeira semana de dezembro. Após a conclusão do curso, cada quiosque receberá um selo de qualidade, atestando que o local se preocupa com a qualidade dos produtos que vende e a higiene do ambiente.

Além dos donos de quiosques, os ambulantes também passarão pelos mesmos critérios para trabalharem na orla durante o verão. A capacitação ainda não foi marcada, mas deve acontecer em breve. A Vigilância Sanitária de Itapemirim pretende garantir a tranquilidade de moradores e turistas ao consumir alimentos vendidos no litoral durante a alta temporada.

“O nosso objetivo é diminuir ao máximo o risco de contaminação dos alimentos e, assim, promover a saúde daqueles que desejam nos visitar. Para isso, estamos ensinando a maneira correta de manipular e armazenar cada tipo de alimento e, mais tarde, vamos cobrar que as boas práticas sejam seguidas. Com isso, todos ganham: o consumidor, que terá tranquilidade em consumir os alimentos; os comerciantes, que terão cada vez mais clientes satisfeitos; e o município, que fica livre de casos de intoxicações e infecções”, completa a nutricionista da vigilância, Solange Cunha, que ministrou o planejamento.

Pontos moeda