Geral

Verão pode ser marcado por fortes chuvas e estragos no Espírito Santo

A estação começa sob influência de curta e fraca intensidade da La Niña, que perde força e deixa de existir ao longo do verão. Não há nenhuma possibilidade de ocorrer o fenômeno El Niño.

Se compararmos com os anos anteriores, nesse ano há a expectativa da chuva se espalhar pelo país  Foto: Divulgação/Governo

Os capixabas não podem descartar chuvas fortes e semelhantes às que ocorreram em 2013, que causaram grandes estragos no Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo meteorologista Alexandre Nascimento, do Instituto Climatempo, durante coletiva realizada nesta quarta-feira (15).

O verão começa oficialmente no Brasil em 21 de dezembro, às 7h44. No geral, o período será de sol e chuvas dentro da média.

A estação começa sob influência de curta e fraca intensidade da La Niña, que perde força e deixa de existir ao longo do verão. Não há nenhuma possibilidade de ocorrer o fenômeno El Niño.

Acompanhe a previsão do tempo!

Se compararmos com os anos anteriores, nesse ano há a expectativa da chuva se espalhar pelo país e não se concentrar apenas em uma região. A condição que encontramos na Primavera, de dias quentes e depois com chuva, vai continuar.

No Espírito Santo, janeiro terá chuvas próximas ao normal ou até abaixo da média. A situação se mantém em fevereiro, mas em março, a previsão é de que chova acima do esperado. Mas no geral, as chuvas ficarão dentro da média.

Mesmo assim, o meteorologista não descarta a possibilidade de chuvas fortes e semelhantes às que ocorrem em anos anteriores, causando prejuízos.

Confira algumas características da estação:

- Influência de La Niña: temperatura mais baixa que o normal, menos quente

- Não teremos longos períodos secos, nem extremamente quentes. Em média, vai fazer menos calor do que nos dois últimos verões.

- Não teremos falta de chuva nos reservatórios. A situação vai se normalizar, inclusive no ES.

- O São Francisco vai se recuperando bem lentamente

- Preço da energia não deve voltar a subir devido à alterações de bandeira, por conta das chuvas.

- Agricultura: bater recorde na safra de grãos. Segunda safra, safrinha, deve ser favorecida por conta da chuva de março, condição boa.

Pontos moeda