Geral

Com estoque baixo, bancos de sangue dos hospitais de Cachoeiro precisam de doadores

No Hospital Evangélico, a média de doadores caiu 50% devido ao período de férias. Já na Santa Casa, as reservas estão no limite os tipos negativos já estão em falta

O Hospital Evangélico, que atende outros hospitais do sul do Estado, está operando com 30% de sua capacidade Foto: ​Divulgação/HECI

Os bancos de sangue dos hospitais de Cachoeiro estão operando no limite e alguns já com falta. Nesse período do ano, por causa das férias e verão, o número de doadores reduz bastante e, em contra partida, o número de acidentes e casos que necessitem de sangue aumentam bastante.

No Hospital Evangélico (HECI), o banco de sangue, que atende também outros hospitais da região sul, está operando com 30% de sua capacidade. Segundo a enfermeira Gláucia Cezati, a deficiência se deve ao período de fim de ano e férias, quando muitos doadores deixam a cidade para descansar e fugir do intenso calor.

“O número de doadores caiu, porém as demandas continuam as mesmas”, disse. Em média, o hospital tem registrado entre 20 e 25 doadores por dia, números que deixaram o estoque de sangue tipo O+, por exemplo, com apenas 10% da capacidade.

O banco de sangue funciona no segundo andar do Hospital Evangélico, de segunda à sexta-feira das 7h às 16h, e aos sábados das 7h às 11h.

Já na Santa Casa, o banco de sangue está operando no limite e sangues do tipo negativo já estão em falta. De acordo com a coordenadora do Banco de Sangue, Cintia Pimenta, a meta do hospital é de 550 doações mensais, ou seja, 6.600 por ano. Em 2016, o banco de sangue recebeu 6.611 doações, atingindo o objetivo.

“Entretanto, as reservas atuais estão no limite e tipos negativos já estão em falta, como é o caso do A negativo. O estoque ideal deste tipo sanguíneo é de 15 bolsas de sangue, e hoje não possuímos nenhuma bolsa de A negativo em nosso estoque. A situação é preocupante, principalmente em época de férias, com o aumento de viagens, os acidentes também tendem a aumentar”, completa Cintia.

É fácil e rápido doar. Saiba como!

- Ter mais de 18 e menos de 68 anos;
- Ter peso superior a 50 kg;
- Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias, não ultrapassando quatro doações em 12 meses;
- Se mulher, deve ter doado há mais de 90 dias; não ultrapassando três doações em 12 meses;
- Não estar grávida;
- Não estar amamentando;
- Ter passado pelo menos três meses de parto ou aborto;
- Se não teve Hepatite após os dez anos de idade;
- Se não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da Doença de Chagas;
- Se não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos seis meses;
- Não sofrer de Epilepsia;
- Se não tem ou teve Sífilis;
- Não ser diabético;
- Se não tem tatuagens e piercing recentes (menos de um ano);
- Se não recebeu transfusão de sangue ou hemoderivados no último ano
- Se não ingeriu bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação;
- Estar alimentado e com intervalo mínimo de duas horas do almoço;
- Dormir pelo menos seis horas nas 24hs que antecedem a doação.
- Não está fazendo uso de medicamento controlado.

Pontos moeda