Geral

Cuidados com a dengue são redobrados durante o verão em Itapemirim

No município, os trabalhos de combate aos focos da doença são realizados diariamente pelos agentes de endemias. No período de verão o trabalho é intensificados nas residências

A passagem do carro fumacê, para combater infestação de mosquitos, é um assunto polêmico no município Foto: ​Ilustrativa

Com a chegada da estação mais quente do ano, o período que combina sol forte com chuvas intensas é propício para a proliferação do mosquito da dengue. Em Itapemirim, o combate à doença será intensificado e diferenciado durante todo o mês de janeiro, com o objetivo de manterem baixos os números de casos registrados.

Os trabalhos de combate aos focos da doença são realizados diariamente pelos agentes de endemias, o que permitiu que o número de casos notificados se mantivesse baixo durante todo o segundo semestre de 2016. Mesmo assim, o diretor da Vigilância em Saúde de Itapemirim, Wesley Daré, destaca que os trabalhos precisam ser diários e que o cenário pode mudar de um dia para o outro.

“A luta contra a dengue precisa ser diária e contar com a participação de todos, principalmente da população, ou o número de casos pode voltar a subir. Passamos por um período relativamente longo de chuvas e, agora, com a volta do sol o ambiente está propício para a reprodução do mosquito. O trabalho dos nossos agentes é constante e focado na orientação e na investigação, mas a população precisa compreender que a maioria dos casos ocorre dentro das casas e não fora”, ressalta o diretor.

Wesley informa ainda que os agentes aproveitam esta época para conseguirem visitar residências que normalmente são encontradas fechadas durante o ano inteiro. Isso ocorre geralmente no litoral, onde os proprietários das casas moram em outros lugares e só estão em Itapemirim no verão ou feriados prolongados.

Fumacê 

Um assunto polêmico e que retorna todos os anos é a liberação de carro fumacê para combater infestação de mosquitos de todos os tipos. Wesley explica que o equipamento só é disponibilizado quando o número de casos de dengue notificados está muito alto. A liberação é feita pela Secretaria de Estado da Saúde, que disponibiliza a substância para ser usada no carro.

“Se o fumacê está passando pelas ruas, significa que estamos com alto índice de infestação de Aedes Aegypti e isso, é claro, não é uma coisa boa. Recebemos muitos pedidos para resolver casos de pernilongos e, nesses casos, a secretaria de Saúde não tem muito o que fazer além de orientar e, quando for o caso, acionar outras secretarias para resolverem problemas de limpeza, por exemplo. A secretaria de Saúde não pode colocar o fumacê nas ruas para eliminar pernilongos, esses casos devem ser tratados com limpeza de locais e utilizar repelentes e inseticidas para afastarem os mosquitos”, completa Wesley.

Pontos moeda