Geral

De Francilvânia à “Princesa do Norte”: curiosidades marcam história de Colatina

A emancipação da cidade do município de Linhares ocorreu em 1943; na década de 50, Colatina se tornou o maior produtor mundial de café e se destacou na Região Norte do Estado

Conhecida como um dos maiores municípios do Norte Capixaba, a cidade de Colatina possui inúmeras curiosidades e encantos. A começar pelo nome. Fundada em 1833, como parte da Vila de Linhares e com os povoados de Arraial da Barra de Santa Maria, Mutum de Boapaba e ainda Barracão de Baunilha, a região era influenciada por forte colonização italiana.

Em 1857, com a chegada de Nicolau Rodrigues dos Santos França Leite, foi criada a colônia da Francilvânia, na margem esquerda do Rio Doce. Mas, devido aos constantes ataques dos índios botocudos, muitas colônias só se desenvolveram a partir do último decênio do século XIX, depois de dizimarem praticamente a população indígena.

Vista noturna da cidade de Colatina Foto: Divulgação/Setur

Até que, em 9 de dezembro de 1899, a sede do distrito local recebeu o nome de Vila de Colatina, subordinado ao município de Linhares, em homenagem à dona Colatina, esposa do então presidente do Estado, Muniz Freire.

Como a maioria das cidades brasileiras, os aspectos sócio-econômicos e culturais de Colatina se formaram a partir da imigração de europeus. No final do século XIX e início do século XX, italianos e alemães chegaram à cidade para morar e trabalhar. Com a introdução da agricultura e pecuária, a cidade se tornou sustentável. 

O crescimento gerado proporcionou a emancipação em 30 de dezembro de 1921, mas é comemorado no dia 22 de agosto, data da fundação do município de Linhares, ao qual pertencia. No dia 31 de dezembro de 1943, por decisão do Governo do Estado, o município de Linhares foi restabelecido e desligado do município de Colatina.

Já na década de 50, Colatina se tornou o maior produtor mundial de café. Foi nessa época que ganhou o título de “Princesa do Norte”, devido ao grande crescimento econômico da região. O processo de industrialização teve início nos anos 70 e colocou a cidade no rol das maiores economias do Estado, com grande potencial de expansão. 

Pontos moeda