Geral

Estacionamento rotativo em Cariacica começará a funcionar ainda em janeiro

A avenida Expedito Garcia, em Campo Grande será o primeiro local contemplado. O rotativo também abrangerá os bairros Itacibá, Jardim América e Cariacica Sede.

O sistema será digital e serão oferecidas 1500 vagas, sendo 1200 para carros e 300 para motos. Foto: ​Claudio Postay

Os motoristas e motociclistas que precisam estacionar em Cariacica, precisamente no bairro Campo Grande, já estão recebendo orientações sobre o estacionamento rotativo que começará a funcionar ainda este mês no município.  O sistema será digital e serão oferecidas 1500 vagas, sendo 1200 para carros e 300 para motos.

Campo Grande será o primeiro bairro contemplado, com aproximadamente 1200 vagas na Avenida Expedito Garcia e vias adjacentes. O rotativo também abrangerá os bairros Itacibá, Jardim América e Cariacica Sede. 

De acordo com a prefeitura de Cariacica, os monitores do Consórcio Rotativo Digital já estão orientando os motoristas sobre as regras e o funcionamento do sistema que dispensa parquímetros e o uso de tíquetes. A previsão é de que a cobrança do estacionamento rotativo seja iniciada ainda em janeiro.

O estacionamento rotativo funcionará de segunda a sexta-feira das 8h às 18h; e aos sábados, das 8h às 14h. As tarifas são: R$ 2 a hora para carros e R$ 1 a hora para motos. O tempo máximo de permanência é de duas horas, cobradas em frações de 30 minutos. 

O pagamento das tarifas poderá ser feito através de aplicativos e do site do Rotativo Cariacica no endereço www.rotativocariacica.com.br. Os créditos também poderão ser adquiridos por meio de maquinetas de cartão e estabelecimentos comerciais. 

Serão duas áreas de estacionamento, conhecidas como Zona Azul, área em que o estacionamento rotativo é cobrado; e Zona Branca, com vagas de curta permanência localizadas em frente a hospitais, prontos-socorros, farmácias, e outras áreas. 

Nestes lugares, não é cobrado o estacionamento, mas é obrigatório o uso do pisca-alerta, e a permanência máxima é de 15 minutos. Também haverá vagas para idosos, portadores de necessidades especiais, carga e descarga e embarque e desembarque.

A concessão do estacionamento rotativo tem validade de 10 anos e é gerenciada pelo Instituto de Desenvolvimento do Município de Cariacica (Idesc) com o apoio da gerência de Trânsito da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes).

Pontos moeda