Geral

Guarda-vidas distribuem pulseiras de identificação para crianças nas praias de Vitória

No intuito de evitar que os pequenos se afastem demais da presença dos pais ou responsáveis, os guarda-vidas de Vitória passaram a distribuir pulseiras coloridas

O resultado da soma de férias escolares e verão em cidades litorâneas só pode ser um: praias lotadas. Nessa época o cuidado precisa ser redobrado, especialmente com as crianças, para que não haja desencontros e sumiços repentinos.

No intuito de evitar que os pequenos se afastem demais da presença dos pais ou responsáveis, os guarda-vidas de Vitória passaram a distribuir pulseiras coloridas com a mesma cor das bandeiras dos pontos do Salvamar, o serviço de atendimento aos banhistas da capital. Cada ponto tem uma cor específica.

O serviço é realizado pelos guarda-vidas de vitória Foto: Carlos Antolini - Divulgação/Prefeitura

Se uma criança estiver com uma pulseira de cor diferente da área de atuação do guarda-vida, elas são encaminhadas para o posto com a cor correspondente, o que facilita a volta para o local onde estão os pais.

Veja também: Como funciona a técnica de bater palmas para encontrar crianças perdidas na praia

As pulseiras são de seis cores diferentes Foto: Carlos Antolini - Divulgação/Prefeitura

A distribuição dessas pulseiras é uma prática adotada desde o verão de 2014. No total, são seis cores diferentes. Com este sistema, o serviço de localização de crianças perdidas é facilitado. Esse tipo de ocorrência é o principal atendimento dos guarda-vidas de Vitória.

De acordo com o coordenador do Salvamar, Klaussos Kal Martins, o simples fato de estar próximo de um posto de guarda-vidas pode evitar um problema maior. "Nos finais de semana do verão, recebemos mais de 30 casos por dia de crianças perdidas, por isso é importante que os pais ou responsáveis procurem praias e locais que possuem os postos de Salvamar. Só isso já garante maior segurança contra afogamentos e casos de sumiços repentinos", disse.

O serviço dos guarda-vidas de Vitória está presente em 14 postos distribuídos pelas praias de Camburi, Curva da Jurema e Ilha do Boi. Para o verão, foram contratados mais 42 profissionais como reforço. Ao todo, 72 guarda-vidas atuam diariamente das 8h00 às 18h00 nos principais pontos de concentração de banhistas.

Pontos moeda