Geral

Incêndio destrói carros em centro de remoção e depósito de Itapemirim

As chamas foram controladas após duas horas pelo Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Itapemirim, com o apoio de Marataízes. Foram usados três caminhões pipas

O incêndio destruiu vários veículos que estavam no depósito, em Itapemirim Foto: ​Marcos Kito

Um incêndio de grandes proporções destruiu vários veículos em um centro de remoção e depósito, localizado na avenida Cristiano Dias Lopes, no centro de Itapemirim, na noite da última quinta-feira (5). O fogo teve início por volta das 21h15 e foi controlado pelas Guardas Municipais de Itapemirim e Marataízes, que usaram três caminhões pipas. O Corpo de Bombeiros chegou instantes depois, e após duas horas, as chamas foram controladas.

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Itapemirim, as famílias que residiam próximas ao local foram orientadas a deixar suas casas, enquanto os agentes trabalhavam para tentar conter as chamas. O local já foi credenciado do Detran-ES e guardava veículos irregulares apreendidos pela Polícia Militar.

A Defesa Civil de Itapemirim esteve no local para acompanhar a situação das famílias que precisaram deixar suas casas, mas na manhã desta sexta-feira foram autorizadas a voltar. Segundo o Corpo de Bombeiros, o laudo que vai apontar as causas do incêndio ficará pronto em até 30 dias.

Credenciamento

Por meio de nota, o diretor de Habilitação e Veículos do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), José Eduardo de Souza Oliveira, informa que aguarda conclusão do laudo do Corpo de Bombeiros, que deve ser finalizado em 30 dias, para identificação dos veículos atingidos pelo incêndio no Pátio Guardare, localizado em Itapemirim, e apuração das responsabilidades.

Segundo a nota, os veículos que estavam no pátio são classificados como sucata e estão destinados a leilão e que o órgão não vai se eximir de suas responsabilidades assim que a perícia for concluída. Ainda não é possível apontar as causas do incêndio no local nem a quantidade de veículos atingidos.

O fogo foi controlado após duas horas de trabalho do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal de Itapemirim e Marataízes Foto: ​Marcos Kito

O diretor acrescenta ainda que o pátio não estava com o credenciamento ativo desde 2014 e que, em atendimento à Lei nº 13.160/2015, que estabelece que os pátios de todo o país devem funcionar por meio de licitação, o órgão está concluindo o edital para contratação de empresa para execução dos serviços de gestão integrada dos veículos apreendidos, incluído serviços de apoio logístico. A expectativa do Detran|ES é de concluir os procedimentos licitatórios no menor prazo possível, atendendo a todos os ditames legais estabelecidos.

Em 2016, o órgão retirou dos pátios credenciados em todo o Estado cerca de 6 mil toneladas de material ferroso, que correspondem a 30 mil veículos, para entrega no leilão de sucata realizado em fevereiro do ano passado. Os veículos restantes estão sendo removidos para o Pátio Central do Detran|ES, para que possam ser leiloados na nova modalidade de leilão eletrônico de veículos implantada pelo órgão no final do ano passado. O primeiro leilão aconteceu em dezembro e já estão marcados outros três leilões eletrônicos para os dias 11, 18 e 25 de Janeiro, dando continuidade às ações coordenadas de esvaziamento dos pátios de veículos apreendidos.

Pontos moeda