Geral

ProUni: Programa do governo que dá desconto em faculdades abre inscrição no fim de janeiro

O programa possui ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fies, que financia parte da mensalidade não coberta

O Prouni não cobre ou ressarce mensalidades pagas Foto: Divulgação

O Prouni (Programa Universidade Para Todos), terá as inscrições abertas no próximo dia 30 de janeiro e encerradas no dia 2 de fevereiro.  O programa do governo federal tem a finalidade de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de ensino superior privadas. As inscrições deverão ser feitas por meio do site www.prouniportal.mec.gov.br.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino médio da rede pública ou da rede particular na condição de bolsistas integrais, com renda familiar per capita máxima de três salários mínimos (R$ 2.811,00), o Prouni conta com um sistema de seleção informatizado e baseado nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Só podem participar aqueles que obtiveram pelo menos 450 pontos na média do exame e não zeraram a redação. 

O programa possui também ações conjuntas de incentivo à permanência dos estudantes nas instituições, como a Bolsa Permanência e ainda o Fies, que possibilita ao bolsista parcial financiar parte da mensalidade não coberta pela bolsa do programa. 

O Prouni não cobre ou ressarce mensalidades pagas pelo estudante em semestres anteriores ao da concessão da bolsa. O estudante que já está matriculado na instituição de ensino e é beneficiado por uma bolsa no processo seletivo regular do Prouni, terá devolvido pela respectiva instituição, o valor das parcelas por ele já pagas apenas no semestre em que foi contemplado. 

A bolsa de estudo poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas vezes o prazo de integralização do curso informado no Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores do Ministério da Educação, subtraído o(s) semestre(s) já cursado(s) pelo estudante antes da concessão da bolsa. No entanto, ao concluir o curso o estudante deverá ter o benefício encerrado, não podendo utilizar os semestres restantes para outros cursos ou especializações. 

Além disso, só é permitido ao estudante manter um benefício. Quem já é bolsista, se desejar, pode se submeter a novo processo seletivo do programa. Porém, se for pré-selecionado e aprovado, a bolsa anterior será encerrada automaticamente.

Pontos moeda