Geral

Rã sobe em Fred, mas elefante-marinho fica com preguiça de abocanhá-la

Apesar do tempo em que está no Espírito Santo, onde chegou no ano-novo, o elefante-marinho Fred não parece ter descansado o bastante para voltar ao oceano

Monitora flagrou rã (Foto: Hilton Monteiro Cristovão/Divulgação/Ipram)

O elefante-marinho Fred completa seis dias em uma praia da Serra nesta quarta-feira (5). Ele está, pela décima vez, no Espírito Santo desde o dia 31 de dezembro, onde escolheu passar o ano-novo.

Apesar do tempo, Fred não parece ter descansado o bastante para voltar ao oceano. De acordo com a monitora do Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), Jeane Santos, uma pequena rã resolveu, surpreendentemente, subir no dorso do animal.

Não satisfeito, o anfíbio arriscou-se pular à frente da boca de Fred. O animal marinho bem que tentou abocanhá-la, mas a preguiça venceu a tentativa, que terminou sem êxito.

O Ipram informou que a estadia dele está bem tranquila, diferentemente do dia 1º de janeiro, quando quiseram montar no animal machucado. Além do instituto capixaba, o Sea Shepard Brasil e o Instituto Brasileiro de Fauna e Flora (Ibraff) também contribuem para a vigilância do elefante-marinho.

Mais de 20 pessoas foram multadas por tentar ver o animal

Em sua página na internet, o Ipram pede que as pessoas não informem a praia em que Fred está, a fim de evitar tumulto e possíveis incidentes.

"Segundo técnicos do Ibraff, apenas hoje pela manhã [quinta-feira, dia 5] mais de 20 pessoas já foram multadas por estacionamento em local proibido, apenas para ver o elefante", diz trecho do texto.

Em caso de tumulto, tentativas de agressões ao animal ou às pessoas, qualquer banhista pode acionar a Polícia Militar Ambiental por meio do telefone 3636-1650 ou o Ciodes, via 190.

Recomendações do Ipram sobre o animal

- Fred não está morrendo.
- Não é preciso capturá-lo e jogá-lo na água.
- Não é preciso levá-lo ao cativeiro para tratamento.
- Não se deve realizar aproximação desnecessária.
- Não se deve aproximar com animal de estimação.
- Não se deve aproximar com crianças.
- Não é preciso ficar jogando baldes de água nele. Isso só irá estressá-lo.
- Não é preciso alimentá-lo de nenhuma forma. Ele só come o que ele mesmo caça, e dentro da água.

Pontos moeda