Geral

Samarco entrega segunda adutora de água em Colatina

Adutora do rio Pancas fornecerá água para cerca de 80 mil moradores e evitará desabastecimento em caso de impedimento de captação no rio Doce, único suprimento de água para a população

Estrutura retirará 80 mil litros de água por dia em caso de interrupção de captação no Rio Doce Foto: Divulgação

Como parte das medidas para evitar o desabastecimento de água de Colatina em caso de chuvas que podem provocar uma nova onda de lama no Rio Doce, a Samarco, por meio da Fundação Renova, construiu uma adutora no Rio Pancas, em Colatina. A entrega oficial acontecerá na manhã desta quarta-feira (1º).

Com capacidade de cerca de 570 mil litros por hora, a estrutura é uma fonte de captação alternativa e fornecerá água para cerca de 80 mil pessoas na região norte do município.

A construção evita o desabastecimento no caso de algum impedimento para a captação no rio Doce – que até hoje era o único suprimento de água para a população.

Junto com a adutora de Santa Maria, na região sul do município, entregue pela Fundação Renova em outubro de 2016, com capacidade de 280 mil litros por hora, as adutoras vão corresponder a mais de 50% do consumo de água da cidade de Colatina. Em caso de emergência, as adutoras serão operadas pela Sanear, autarquia responsável pelo sistema de água no município.

Pontos moeda