Geral

Sobe para seis o número de casos suspeitos de febre amarela no Espírito Santo

Com o aumento de casos suspeitos, Estado estuda estratégia de bloqueio à doença depois que recebeu na tarde desta quarta-feira (18), 350 mil doses da vacina

O secretário não divulga onde vivem as pessoas com suspeita da doença para não alarmar a população Foto: Folha Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou na tarde desta quarta-feira (18) que subiu de quatro para seis o número de suspeitas da febre amarela. Todos os casos surgiram na zona rural do Estado e esta semana a Sesa começa a por em prática a estratégia de bloqueio à doença.

Os pacientes foram internados com sintomas comuns a uma série de doenças, como dengue, zika e também febre amarela. 

Todas as suspeitas são de febre amarela silvestre, contraída apenas em áreas de mata. Os pacientes estão recebendo tratamento em hospitais na Grande Vitória. O secretário Ricardo Oliveira não está divulgando onde vivem essas pessoas para não alarmar a população. 

A cidade de Conceição do Castelo foi uma das primeiras a registrar a suspeita da doença. Um homem da zona rural do município está internado em um hospital da região metropolitana da Grande Vitória. O resultado do exame ainda não saiu, mas segundo o prefeito de Conceição do Castelo, Chistiano Spadetto, a equipe médica esta descartando a possibilidade de febre amarela. 

As 350 mil doses extras de vacina contra febre amarela que serão utilizadas para o bloqueio à doença já chegaram ao Estado. Os prefeitos e representantes dos 26 municípios que vão receber as doses se reuniram na tarde desta quarta-feira (18) com o secretário de saúde do Estado para definir a estratégia de bloqueio da doença no Espírito Santo.

Outras 150 mil doses da vacina contra a febre amarela chegam até o fim da semana e, segundo a Sesa, devem ser distribuídas para outras cidades do Estado.

Acompanhe o vídeo:

Pontos moeda