Geral

Turistas chegam e sinal de celular some durante verão em Guarapari

Com o aumento de pessoas na cidade e muitas delas utilizando o celular, o sinal simplesmente desaparece a qualquer hora do dia. Para se conseguir falar, deve tentar várias vezes

De acordo com os usuários o sinal simplesmente desaparece e os aparelhos "ficam mudos" Foto: EBC

A combinação de férias, verão e temperatura alta faz muita gente procurar o balneário de Guarapari para aproveitar os dias de sol. Nesta época do ano a população da cidade saúde praticamente dobra e, onde tem muita gente... tem problemas! Principalmente quando é preciso fazer um telefonema pelo celular ou acessar a internet pelo aparelho e, independente da operadora, não há sinal.

De acordo com a pedagoga Sthenia Raquel de Farias, que mora em Guarapari há dez anos, e tem um celular da operadora Vivo o problema acontece todo verão e em feriados prolongados. “É muita gente utilizando o celular e para a gente conseguir falar temos que tentar várias vezes porque fica sempre dando o sinal de ocupado”.

Ela conta que fora do período de alta estação, os celulares voltam a funcionar normalmente. Já são tantos anos enfrentando a mesma situação que ela diz que os moradores têm que se conformar.

Cátia Silva trabalha com buffet e também mora em Guarpari, só que, a menos tempo que Sthenia. Há três anos na cidade, ela diz que tanto o serviço de telefonia móvel quanto a rede de internet ficam indisponíveis.

“A minha operadora é a Vivo e o sinal simplesmente some e aparece. Nesta segunda-feira (02) eu estava na Praia de Setiba e tentei de todas as formas chamar um Uber e não consegui por falha no acesso”, reclama.

O professor Ari Daboit não mora na cidade, mas vai para Guarapari todo final de semana tanto a trabalho quanto para o lazer. As interrupções no sinal já causaram prejuízos para o profissional.

“O telefone simplesmente fica mudo, o sinal é tão ruim que não conseguimos fazer ligações. Já perdi oportunidade de trabalho e eventos porque as pessoas não conseguiam se comunicar comigo e nem eu com elas. É difícil falar a qualquer hora do dia. Não tem essa de horário de pico". 

Já a universitária Márcia Bertoli, que tem costume de passar o período de férias de verão em Guarapari possui um celular da operadora TIM e, toda vez que precisa falar com os parentes que estão em Minas Gerais, só consegue completar a ligação depois de várias tentativas.

"Tem dias que eu simplesmente desisto de tentar falar com a minha família. O telefone fica sem sinal, depois fica dando sinal de linha ocupada e tenho até que desligar o aparelho na tentativa de conseguir fazer um telefonema", desabafou.

O que dizem as operadoras

A Claro informou que não foram identificadas falhas de rede em Guarapari. No estado do Espírito Santo, inclusive, a operadora implementou há quatro anos um Plano de Verão que tem como objetivo fortalecer regiões específicas que demandam mais capacidade de tráfego devido ao turismo sazonal, principalmente em regiões de praia. As expansões, caso necessárias, são calculadas por meio de estudos de tráfego feitos pela operadora anualmente.

Funciona da seguinte maneira: após a empresa identificar através de simulações que haverá aumento na demanda em determinadas regiões, a Claro realiza expansões de capacidade antes do crescimento real, com base nesses resultados. As expansões não são “retiradas” após o término do Plano Verão. Caso no ano seguinte, após nova revisão, seja necessária uma nova expansão, a Claro volta a aumentar o tráfego. É um movimento vicioso que não tem fim e que beneficia a todos os moradores e turistas. 

Por nota, a Vivo informou que e mantém investimentos nos serviços de voz e dados móveis no estado do Espírito Santo, que, especialmente no verão, recebem um grande número de turistas. A empresa ativou, por exemplo a tecnologia 4G para os municípios de Guarapari, Linhares, Cachoeiro, Colatina , São Mateus, Afonso Claudio, Aracruz, Iconha, Ibiraçu, Castelo, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Jaguaré, João Neiva, Marataízes, Marechal Floriano, Piúma, Nova Venécia, Viana, Vargem Alta, Atílio Vivácqua e Alegre e ampliou as estações existentes na tecnologia 3G.  As medidas adotadas pela Vivo incluíram também a ativação de 30 novas ERBs (Estações Rádio Base), trazendo ainda mais capacidade para o Estado.

Já a operadora OI  afirmou que a sua rede em Guarapari está funcionando normalmente e que casos pontuais de congestionamento podem ocorrer em períodos de excessivo aumento do tráfego de voz e dados. A companhia acrescenta que investiu, de janeiro a setembro de 2016, mais de R$ 44 milhões no Espírito Santo, priorizando investimentos na expansão e na modernização da rede como uma das estratégias de seu plano de transformação operacional que visa a qualidade do serviço oferecido aos clientes em todas as regiões. No período, a Oi implantou 13 novos sites de telefonia móvel no estado e outros 72 foram ampliados ou modernizados. A companhia acrescenta ainda que ativou em dezembro a sua rede 4G na cidade.

A TIM afirmou que realiza investimentos consistentes no que se refere à ampliação e modernização de rede. A operadora, mais uma vez, implementou ações de reforço de sinal em locais de grande concentração de público, caso da cidade de Guarapari, aumentando a capacidade de sua rede. Para garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente, a TIM realiza o monitoramento da rede 24 horas por dia.​​​ 

Pontos moeda