Geral

Turistas de áreas de risco deixam moradores de Guarapari em alerta contra febre amarela

Sesa solicitou 15 mil doses por mês da vacina para atender cidades que recebem turistas e acrescentou que, quem é de Minas Gerais já deveria estar imunizado antes de vir ao Estado

Moradores da cidade estão assustados e buscam imunização contra a doença Foto: Divulgação/Prefeitura

Os moradores de Guarapari estão receosos com a possibilidade de contraírem a febre amarela devido ao aumento no número de pessoas na cidade por causa do verão. A cidade é muito procurada por mineiros que buscam o local para passarem férias.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que, a partir desta terça-feira (17), receberá 350 mil doses da vacina contra a febre amarela do Ministério da Saúde. O material será utilizado na ação de bloqueio dos 23 municípios capixabas que tem limite com o Estado de Minas Gerais e cidades onde foram encontrados macacos mortos.

A medida é uma ação preventiva diante dos casos crescentes em Minas Gerais, uma vez que, até o momento, não há confirmação da doença no Estado. Mas a medida não trouxe tranquilidade para moradores de Guarapari. A cidade não irá receber doses da vacina e recebeu inúmeros turistas vindos de Minas Gerais.

O músico Rogério Arthur Gonçalves Nogueira mora em Guarapari e acredita que a presença de tantos turistas vindos de um Estado considerado área de risco pode trazer problemas para quem mora na cidade.

“A cidade não pode ficar sem a vacina contra a febre amarela, tanto para os habitantes quanto para os visitantes. Como não encontro aqui, vou buscar alternativa em me vacinar em outro município. Além disso, tenho um show marcado em Mariana, na abertura do Carnaval. De qualquer maneira, terei que me imunizar”, afirmou.

A preocupação do músico é compartilhada pelo engenheiro eletrônico Hilton Monteiro Cristóvão. Ele não mora em Guarapari, mas tem um apartamento na cidade e vai ao local todo final de semana. O engenheiro já está imunizado, mas a preocupação é com a mulher dele. 

“Já sou vacinado porque tenho como hobby fotografar bichos na Amazônia, no Pantanal e em outros lugares. Guarapari é uma cidade que recebe pessoas de diversos locais onde há registro da febre amarela. Eu já providenciei uma lista dos locais aqui em Vitória que estão imunizando contra a febre amarela e levarei a minha esposa para ser imunizada contra a doença”, disse. 

Marilda Cristina de Oliveira é moradora de Guarapari e defende a ideia de que seja feita uma fiscalização nas residências alugadas para temporada e em hotéis da cidade para diminuir o risco de um surto da doença.

“Eu penso que deveria ser exigido dos turistas, em especial daqueles que são de áreas onde há a doença, a carteirinha de vacinação deles. Podemos ter pessoas com a doença e ela ser picada pelo mosquito e o inseto sair transmitindo a doença. Ainda virá o carnaval e muita gente destes locais vem para a cidade, a prefeitura deveria fazer uma campanha para que as pessoas em locais onde tem a doença sejam imunizadas antes da viagem”, disse.

Por nota, a Sesa informou que solicitou 15 mil doses por mês da vacina para atender às cidades que recebem turistas. A secretaria acrescentou que, na realidade, quem é de Minas Gerais já deveria estar imunizado antes de vir ao Estado, uma vez que Minas Gerais é considerada área de risco. 

Já a prefeitura de Guarapari informou que está ciente do aumento da procura pela vacina motivado pelo número de turistas na cidade e afirmou que o município já entrou em contato com o Governo Estadual solicitando maior número de doses. 

Atualmente a vacina de rotina está disponível em nas unidades de saúde do município sendo aplicadas das 7h às 16h, havendo critérios: 10 dias antes de viajar para áreas endêmicas, pessoas com 9 meses até 59 anos e acima de 60 anos, apenas com laudo médico solicitando.

A prefeitura informa, ainda que neste período de maior procura, há uma maior concentração de doses nas Unidades Roberto Calmon (Centro) e Centro Municipal de Saúde (Muquiçaba).

Pontos moeda