Geral

Turistas mineiros em Guarapari procuram por vacinas contra febre amarela

A cidade não esperava um aumento expressivo na procura pela vacina contra a febre amarela, mas o município já solicitou doses extras para que os turistas mineiros consigam se imunizar

Duas Unidades de Saúde de Guarapari estão vacinando contra a febre amarela em dias alternados Foto: TV Vitória

Os turistas mineiros que passam férias em Guarapari querem voltar para casa imunizados contra a febre amarela e, por isso, procuram as unidades do município. Apesar da cidade ter solicitado mil doses extras para atender a população, os mineiros reclamam da falta de vacina.

A dona de casa Adair Faria Lopes é mineira e está na cidade desde o início de janeiro e ainda não conseguiu a imunização.

“Ficamos com medo de voltar sem vacinar porque já fiquei sabendo que na minha cidade já está faltando vacina também. E nós estamos querendo nos prevenir”.

Duas Unidades de Saúde de Guarapari estão vacinando contra a febre amarela, uma as segundas, quartas e sextas-feiras e outra as terças e quintas-feiras. Nos dois locais são oferecidas 50 doses por dia e, por causa disso, tem que chegar cedo na unidade. A funcionária pública mineira Maria de Fátima Campos ficou indignada com o número de doses oferecidas diariamente. 

“Eu acho péssimo porque, pela quantidade de gente que está aqui passando férias, teria que ter vacinação todos os dias nas unidades de saúde”.

Já o outro turista mineiro, o engenheiro agrônomo João Bosco, ressalta que, além dos dias e doses estipulados para a imunização, ele enfrenta o problema da idade.

“Me informaram que eu que tenho mais de 60 anos, tenho que passar em um médico para que ele me dê um laudo sobre a minha imunidade. Se a minha imunidade estiver baixa, não poderei vacinar”, disse. 

A superintendente de saúde de Guarapari, Alessandra Albani, afirma que a cidade não esperava um aumento na procura pela vacina, já que a cidade não está em uma área de risco, mas que doses extras já estão sendo providenciadas.“Nós solicitamos mais mil doses para atender à população que está precisando voltar para sua cidade, mas já quer voltar imunizado

Pontos moeda