Geral

Verão 2017: turistas podem subir o Monte Aghá em Itapemirim a partir de sábado

As inscrições para participar das subidas estão abertas na Secretaria de Meio Ambiente do município. O local é um dos pontos turísticos procurados pelos visitantes nesta época do ano

As subidas ao Monte Aghá, em Itapemirim, serão realizadas todos os sábados dos meses de janeiro e fevereiro Foto: ​Reprodução

O verão de 2017 em Itapemirim contará com as famosas subidas ao Monte Aghá. As subidas serão realizadas todos os sábados de janeiro e fevereiro, com início às 6h30. O evento é ideal para quem curte aproveitar o verão praticando atividade física, se exercitando e apreciando uma bela vista.

Com o intuito de proporcionar a subida também aos moradores da Sede e arredores, a secretaria de Meio Ambiente está disponibilizando ônibus saindo da Praça Domingos José Martins, em frente à escola Narciso Araújo, às 5h30. O segundo ponto de encontro é em Itaoca, às 6h, na Praça de Itaoca, na avenida principal. 

A terceira parada será em Itaipava, às 6h05, no ponto de ônibus próximo à esquina da rua Leopoldino Rocha. O último encontro, apenas para os que não utilizarão o transporte da Prefeitura Municipal de Itapemirim, será às 6h20, no campo do Monte Aghá.

O passeio é recomendado para várias idades e não precisa ser atleta profissional para conseguir chegar ao topo, conforme explica o secretário de Meio Ambiente Tiago Leal. 

“Há cada vez mais crianças e idosos participando e, o melhor, conseguindo chegar ao topo. Isso é muito legal e é uma prova de que não existe idade para a prática de esportes. Quero ressaltar que é muito importante que cada um leve sua água, frutas e uma sacola para guardar os resíduos sólidos e não jogá-los incorretamente no meio ambiente”, afirma.

Para participar basta se inscrever gratuitamente na Secretaria Municipal de Meio Ambiente. 


Dicas para a subida:

- Utilizar calçado fechado, com solado que proporcione boa aderência;
- Utilizar vestimenta confortável e que proporcione a realização do passeio sem incômodo. Bonés, chapéus, viseiras, óculos de sol e diversos outros itens são recomendados para o conforto e bem-estar;
- Levar água, isotônico e alimentos leves, como maçãs, bananas, dentre outros;
- Levar sacola para o armazenamento dos resíduos (garrafas, squeezers, embalagens de alimentos, cascas de frutas...);
- Usar repelente;
- Usar protetor solar;
- Não realizar a subida por caminhos alternativos. Realizar o percurso pela trilha, seguindo os monitores;
- Redobrar a atenção no momento das fotografias para não se acidentar;
- Não consumir alimentos “pesados” antes da realização da subida, de modo a evitar mal-estar;
- A subida gira em torno de uma hora e vinte minutos, com trechos relativamente íngremes. Respeite o seu limite e a sua condição física! Realize a subida em seu ritmo, confortavelmente. Solicite ao monitor a diminuição do ritmo, caso seja necessário.

Pontos moeda