Geral

Chuva forte e raios que atingiram Guarapari podem se espalhar pela GV nesta quarta-feira

Grande volume de chuva atingiu a cidade de Guarapari nesta terça-feira de Carnaval. Na Grande Vitória pode chover forte nesta quarta, mas o fim de semana deve ser de sol forte

Raios também atingiram o bairro Ipiranga em Guarapari Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

Uma forte chuva, acompanhada de raios, deixou moradores e turistas da cidade de Guarapari preocupados, na tarde desta terça-feira (27).

De acordo com o Climatempo, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registrou 25,5 milímetros de chuva, entre às 13h50 e 14h50, na região do aeroporto municipal, o que é considerado volume muito forte para o período de apenas uma hora. 

A chuva também se espalhou por cidades do sul e norte do Estado. Em Anchieta, durante três horas, o acumulado foi de 18,5 milímetros. Já em Bom Jesus do Norte, o Cemaden registrou 11,4 milímetros de chuva.

De acordo com o Climatempo, a circulação ciclônica dos ventos sobre todo o Sudeste brasileiro ajuda a concentrar a umidade e a formar nuvens carregadas em várias regiões do Estado.

Ainda segundo o instituto, nesta quarta-feira (01), essa circulação deve continuar atuando no Estado, e mais pancadas de chuva e raios devem atingir a Grande Vitória, sobretudo, no período da tarde. O sol aparecerá entre muita nebulosidade, e o ar fica abafado ao longo de todo o dia.

A partir de quinta-feira (02), a temperatura no Estado será influenciada pela circulação anticiclônica. Um sistema de alta pressão ganha força, e a nebulosidade começa a diminuir. Desta forma, o fim de semana deve ser de sol forte.  A possibilidade de chuva é muita pequena, e só deve ocorrer no sul do Estado, em áreas mais próximas ao Rio de Janeiro.

Confira o vídeo registrado por um leitor do Folha Vitória no bairro Ipiranga em Guarapari:

 

Pontos moeda